Pacientes com problemas respiratórios lotam UTIs da Santa Casa de Jaú

Pronto Socorro da Santa Casa de Jaú tem recebido cada vez mais pacientes com síndromes respiratórias (FOTO: Ass. Impr. Sta. Casa/Reprodução)

São tantos os casos de gripe e de problemas respiratórios em Jaú que as vagas de UTI da Santa Casa estão superlotadas, seja para adultos ou crianças. Também foi necessário o hospital alugar respiradores para atender a quantidade de pacientes que tem procurado atendimento médico no Pronto Socorro nas últimas semanas.

Segundo a página Tem Coisas, nesta 4.a feira 28 a UTI adulto estava com os 34 leitos ocupados e mais 11 pacientes esperando vaga para internação; na UTI infantil não era diferente, pois todos os leitos estavam ocupados e havia fila de espera para novas internações. Chegou ao ponto de o hospital usar vagas de UTI particulares para socorres pacientes do SUS. Tanto que o hospital acionou o sistema Cross de reulação de vagas da secretaria estadual da Saúde, coordenado na região pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru.

Nessa época os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) costumam aumentar mesmo por causa do frio e da baixa umidade do ar, mas neste ano a situação está acima do que seria considerado normal. Os especialistas recomendam que o Pronto Socorro seja procurado somente para casos mais sérios, como falta de ar e febre; espirros e nariz escorrendo, que são manifestações mais leves da doença, devem ser encaminhados para as unidades de saúde municipais.

Em qualquer situação, os médicos recomendam tomar a vacina para se proteger e evitar lugares fechados com grande concentração de pessoas, onde o vírus da gripe pode ser transmitido mais facilmente.

MAIS LEITOS – Essa semana o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a liberação de recursos da ordem de R$ 4,010 milhões anuais para a manutenção de mais 38 leitos de UTI em hospitais da região, sendo mais 10 em Avaré, 10 no HC de Botucatu e 10 na Santa Casa de Jaú. A verba anual para Jaú foi de R$ 1,055 milhão para os novos leitos de UTI, que já estavam prontos aguardando a liberação para uso do SUS. Os recursos foram incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado de SP, pelo Ministério da Saúde.

Santa Casa é hospital porta-aberta SUS para a microrregião de Jaú (FOTO: Tem Coisas/Reprodução)

HORAH – Informação é tudo