
Visita do ministro da Saúde Alexandre Padilha a Marília neste sábado 12 e anunciou a ampliação do PA Sul para funcionar daí em diante como UPA. Será a segunda UPA da cidade, que já possui outra em funcionamento na zona norte. Segundo o prefeito Vinicius Camarinha e a secretária da Saúde Paloma Libanio, a UPA Sul terá estrutura maior que o PA atual, mais capacidade de atendimento e passará a receber mais recursos do governo federal – aumento estimado em R$ 2,1 milhões/ano.
Primeiro o ministro foi recepcionado pelo prefeito no Gabinete, onde tomou conhecimento das melhorias que a administração vem promovendo na rede municipal de saúde desde a posse, em janeiro, demonstrando que essa é a maior prioridade do governo. Padilha visitou depois o Polo Central de Dengue, na av. das Esmeraldas, e destacou a importância desse trabalho para o enfrentamento da dengue na cidade, com apoio da Força Nacional do SUS.
Padilha também conheceu o Hospital Oncológico da Unimar, que atende pacientes do SUS com modernos equipamentos inclusive para detecção precoce de tumores cancerígenos, e autorizou a alta complexidade em ortopedia pelo HBU, o hospital beneficente da universidade, que também atende pelo sistema público. Na Santa Casa, visitou a Unidade de Radioterapia recém inaugurada com recursos federais (R$ 12,5 milhões) e que atenderá pacientes de toda a região. No hospital, o ministro ainda anunciou a habilitação pelo SUS de mais 10 leitos de UTI.
Para o prefeito Vinicius, a visita do ministro foi uma demonstração da credibilidade da nova administração e o relacionamento com entidades e autoridades em todas as instâncias, resultado do longo período que ele passou como deputado estadual. Desde a campanha, Vinicius tem sustentado que esse bom relacionamento seria decisivo para obter recursos para a cidade e a população.

HORAH – Informação é tudo