PAIS PODERÃO ESCOLHER ENTRE AULAS PRESENCIAIS OU REMOTAS, EM MARÇO

Quem optar pela aula presencial terá de se submeter às regras, entre elas do distanciamento entre carteiras (ILUSTRAÇÃO: Escolaweb)

MARÍLIA RETOMA AULAS À DISTÂNCIA DIA 1º; DECRETO MUNICIPAL VAI DETALHAR TUDO

As atividades escolares de 2021 serão iniciadas dia 1º de fevereiro nas redes pública e privada de Marília, primeiro remotamente e, a partir de março, com a opção de serem presenciais. A informação é da Secretaria da Educação, por meio de nota distribuída pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura. Seja de uma forma ou de outra, o foco estará na “proteção de vidas, no cuidado com os estudantes, profissionais da Educação, pais ou responsáveis, familiares e a comunidade”, enfatiza.

Fevereiro marcará “o retorno presencial” dos profissionais da Educação à rede municipal e “o início das atividades dos alunos na forma remota” (à distância). Durante o mês, a equipe da Secretaria da Educação vai organizar o ano letivo nessas etapas: 1) Acolhimento às famílias dos alunos; 2) Inserção das aulas na plataforma EAD (ensino à distância); 3) Reuniões agendas para expor a organização do ano letivo; e, 4) Acolhimento da comunidade escolar.

Para uso da plataforma EAD, os alunos da rede receberão kits escolares específicos, material didático e passarão pelo que a secretaria chama de Avaliação Diagnóstica remota e/ou presencial agendada. Por fim, a nota ressalta que as “atividades presenciais serão retomadas somente a partir de 1º de março, respeitando as orientações e protocolos” do Estado. “Lembrando que as famílias terão o direito de optar pelo ensino presencial ou remoto”, observa.

No caso dos pais que escolherem o ensino presencial, em salas de aulas, serão adotadas algumas providências. Segundo a secretaria, estão entre elas: o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre carteiras dos alunos; obrigatoriedade do uso de máscaras e de álcool em gel para higienização das mãos; horário reduzido das aulas; medição da temperatura; e rodízio de alunos até 35% da capacidade física da escola. “As medidas serão posteriormente formalizadas em decreto municipal específico”, conclui.

HORAH – Você sabe tudo