A estância turística de Barra Bonita, às margens do Rio Tietê na região de Jaú, dá mais um passo importante na prevenção de ocorrências policiais e para agilizar investigações. Foi a instalação do Sistema Detecta, conjunto de tecnologias de monitoramento inteligente da cidade, que funciona em parceria entre a prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública de SP. O sistema dispara alarmes automáticos para auxiliar o trabalho das polícias civil e militar, bem como da guarda municipal.
Neste primeiro momento, a cidade está contando com 8 câmeras em pontos estratégicos nas entradas e saídas, mas o objetivo é ampliar o monitoramento para outros pontos, incluindo o centro comercial e a orla turística de Barra Bonita. O sistema é interligado ao Detran e outras ferramentas de busca e de identificação de veículos e suspeitos. Com a tecnologia é possível atuar na localização de veículos e pessoas suspeitas, além de acionar viaturas policiais mais próximas para agilizar occorrências.
O Detecta foi apresentado e avaliado semana passada pelo prefeito José Luis Rici (Zequinha), o vice Manoel Ferreira Filho, o delegado titular da cidade Rodrigo Berbet Pereira, o capitão PM Amauri Manzutti Jr e demais interessados. Eles não só inspecionaram os equipamentos, como avaliaram a capacidade deles no auxílio ao trabalho policial no dia a dia.
HORAH – Informação é tudo