Diante das reclamações da população de que o atendimento de saúde deixa a desejar e não funciona adequadamente em Marília, o candidato a prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) determinou que, se eleito, uma das primeiras medidas será transformar o PA Sul em UPA, “com mais equipamentos e estrutura médica”. Aliás, a medida faz parte das estratégias definidas no Plano de Governo de Vinicius para “melhorar a saúde pública municipal, abandonada pela atual administração”, disse.
A UPA dispõe de mais profissionais da saúde e tecnologias diversas que agilizam exames e diagnósticos, por exemplo. “Queremos ainda construir uma terceira UPA para atender outras regiões e descongestionar as unidades de saúde já existentes”, informou Vinicius. “A UPA da zona norte foi inaugurada na minha gestão como prefeito e está sem manutenção pela atual administração”.
O candidato classificou como urgentes as reformas na estrutura física tanto da UPA quanto do PA Sul. “Depois, temos de adquirir mobiliário novo, realizar manutenção constante e implantar um sistema de monitoramento das unidades de saúde por câmeras de segurança e vigilância. Saúde é prioridade e eu sei onde buscar os recursos para esses importantes investimentos”, disse Vinicius.
Outra medida fundamental é reduzir o tempo de espera por atendimento médico. “Vamos ampliar o acesso a exames laboratoriais e de imagem, repactuando as referências com os serviços de saúde presentes no município. Teremos o Poupatempo da Saúde, que será um centro inovador de especialidades médicas e multiprofissionais, com consultas, exames e pequenas cirurgias”, informou o candidato.
Para concluir, Vinicius deseja implantar o programa Medicação para Todos, reforçando o estoque e a distribuição de remédios nas farmácias municipais. Isso vai valer também para medicamentos de uso contínuo e especializado, inclusive remédios de alto custo, distribuídos pelo Medex. “Para pacientes com mobilidade reduzida, vamos ampliar as entregas em domicílio”, afirmou.
HORAH – Informação é tudo