PARA TENTAR CALAR A MÍDIA, SERVIDORES SÃO COAGIDOS POR SECRETÁRIO DE GOVERNO

Paulo Ivo assina Circular que ameaça servidores na gestão Ivan Cassaro (FOTO: Reprodução)

CIRCULAR ENTREGUE AOS SEGURANÇAS PATRIMONIAIS AMEAÇA COM PUNIÇÃO DISCIPLINAR QUEM DESCUMPRIR IMPOSIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO IVAN CASSARO

 

Na tentativa de silenciar os meios de comunicação e evitar que a população receba informações do que acontece na administração pública em Jaú, o secretário de Governo Paulo Gabriel Costa Ivo emitiu a Circular nº 07/2021, datada do dia 22, que coage servidores da Segurança Municipal. Eles são orientados a submeter “foto, vídeo ou afins ao Diretor do Departamento, para que este leve a informação à Secretaria da Comunicação para análise e processamento”.

Paulo Ivo se refere a qualquer “fato de alguma relevância jornalística ou de interesse da mídia” presenciado pelo segurança patrimonial em serviço – como, por exemplo, agressões a passageiros na área de embarque da Rodoviária de Jaú, cujo vídeo por celular viralizou na internet, recentemente. “O desrespeito (…) poderá ser alvo de análise e se a conduta configurar irregularidade funcional, será adotada a medida disciplinar cabível”, ameaça a Circular.

Advogada Daniela Rodrigueiro vê tentativa de silenciar a mídia e filtrar informações à sociedade sobre o que acontece em Jaú (FOTO: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Para a advogada Daniela Rodrigueiro, consultada por HORAH, trata-se de “uma tentativa de silenciamento sobre questões que possam ser de interesse da sociedade”, o que se traduz em “boicote às informações, uma imposição ditadora e violenta demais contra a democracia”. Analisando o documento, ela também disse que “a pior agressão é aquela que vem com o rótulo da legalidade”, tal qual a Circular de Paulo Ivo. “Ninguém tem o poder em nenhuma esfera de silenciar ninguém. Manter viva a força da informação e a voz do jornalismo é assegurar o conhecimento a todos nós do que se passa na cidade e a possibilidade de promover um debate qualificado”, concluiu.

O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Jaú, Edenilson de Almeida, informou por meio de mensagem ao HORAH que está discutindo a Circular com o Jurídico da entidade e os seguranças patrimoniais. Não se descarta denúncia da tentativa de coação ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras medidas cabíveis para proteger os servidores e a sociedade. Vereadores consultados pela reportagem também pretendem questionar na Câmara Municipal o conteúdo e objetivos da Circular do governo Ivan Cassaro.

Veja abaixo o completo teor da Circular de Paulo Ivo:

HORAH – Informação é tudo