PARLAMENTO REGIONAL É CONSTITUÍDO PARA REPRESENTAR 21 CIDADES AO REDOR DE JAÚ E BOTUCATU

Mesa composta para coordenar a instalação do Parlamento Regional (FOTO: Reprodução)

VICE-PREFEITO DE JAÚ, TUCO BAUAB DIZ QUE REGIÃO GANHA “MUITO MAIS FORÇA” PARA DEFENDER SEUS INTERESSES

 

Com a criação deste Parlamento e a união das regiões de Jaú e Botucatu, teremos muito mais força para reivindicar tudo aquilo que precisamos”, disse o vice-prefeito Tuco Bauab durante lançamento do Parlamento Regional, que contou com a presença de representantes de 21 câmaras municipais. Solenidade aconteceu nesta 5ª feira (29), no anfiteatro da Fatec Jaú, sob presidência de João Brandão, presidente da Câmara. O evento representou passo fundamental para oficializar as novas microrregiões administrativas estaduais.

“Desde 2017, quando fui empossado vereador, venho defendendo que a nossa união política pode garantir ao menos dois deputados para a região. Agora, com as regiões de Jaú e Botucatu juntas, podemos muito mais”, acrescentou Tuco, que compôs a mesa do Parlamento Regional e discursou aos presentes. “Esse Parlamento promove a integração de 21 municípios, 12 da região de Jaú e 9 da região de Botucatu, com objetivo de discutir, encontrar soluções para questões comuns a todos e promover o desenvolvimento regional”, destacou João Brandão.

Vice-prefeito Tuco Bauab ao discursar no lançamento do Parlamento Regional (FOTO: Reprodução)
Representantes de 21 câmaras municipais participaram do evento, na Fatec (FOTO: Reprodução)

Foram constituídas 14 comissões, cujos presidentes, vices e membros serão definidos em breve. Cada um dos 21 municípios irá indicar 1/3 de seus vereadores para as comissões de Educação e Cultura; Saúde; Segurança Pública; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Planejamento, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos; Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura; Ação Social, Idoso, Criança, Adolescente e Segurança Alimentar; Mobilidade Urbana e Transporte; Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Infraestrutura; Inclusão Social e Acessibilidade; Comunicação, Ciência e Tecnologia; Bem-Estar e Defesa de Animais Domésticos; Turismo e Sustentabilidade.

Estiveram presentes também ao evento na Fatec o presidente da Câmara de Botucatu, Rodrigo Rodrigues (Palhinha), vice-presidente do Parlamento Regional; o vereador jauense Rodrigo de Paula; vice-presidente da União dos Vereadores do Estado (UVESP, Walcinyr Bragatto, o conselheiro da entidade, ex-vereador Wagner Brasil, e a executiva Malu Ribeiro; a vereadora botucatuense Cláudia Gabriel; e o advogado jauense José Fernando Righi.

REGIÕES – Compõem a região de Jaú, os municípios de Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu Do Tietê, Itaju, Itapuí, Mineiros Do Tietê e Torrinha; a de Botucatu é integrada por Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel. “Hoje foi um dia histórico, que marcou o resgate da força dos parlamentares municipais. Vamos participar ativamente do projeto de reorganização das unidades administrativas anunciadas pelo governo e trabalhar duro para, no futuro, formarmos uma macrorregião administrativa”, concluiu João Brandão. Ele também destacou o empenho da UVESP na implantação do Parlamento e disse que a entidade “faz um grande trabalho no Estado”.

HORAH – Você sabe das coisas