Patrimônio histórico da cidade, praça do Cano Torno é revitalizada

Parte inferior do Cano Torto, onde a água se dissipa e vai em direção ao rio Jaú, que passa em frente (FOTO: Secom/Divulgação)

A prefeitura de Jaú revitalizou a praça do Cano Torto, patrimônio histórico e um dos pontos turísticos da cidade. Após requerimento do vereador José Carlos Borgo, que exerce o 8.o mandato na câmara municipal, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu limpeza geral na praça, substituição do sistema de iluminação por LED, pintura e paisagismo, utilizando mão de obra própria. A praça fica na região central da cidade.

Parte superior do monumento, onde está o ‘cano torno’ e, ao lado, torneira com água potável: revitalização (FOTO: Secom/Divulgação)

O Cano Torto surgiu de uma fonte que abastecia um bebedouro de água que servia as pessoas e tropas de animais que eram conduzidas na passagem por Jaú no século passado. Como os tropeiros sempre voltavam, o local virou lenda e ficou afamado, pois quem bebia daquela água, retornava à cidade. A bica que abastecia o bebedouro tinha a forma de um cano torto, daí o nome do local, primeiro instalado mais ao centro e, posteriormente, em uma praça às margens do rio Jaú.

Antes a água do ‘canão’, como também é conhecido o local, era totalmente potável; com o passar dos anos as análises indicaram contaminação por coliformes fecais. Com a revitalização feita agora, o Cano Torno continua jorrando a água de sempre e, em uma torneira lateral, água potável também. A praça também ganhou um totem informativo que resume a história do lugar.

HORAH – Informação é tudo