PEIXES MORTOS SÃO REGISTRADOS NO RIO TIBIRIÇÁ, DISTRITO DE ROSÁLIA

Pescador registrou coloração escura e cheiro forte na água do Rio Tibiriçá no distrito de Rosália, em Marília, após chuva (Foto: Jaime Cruz/ Arquivo pessoal)

Um pescador do distrito de Rosália, em Marília, registrou imagens de alguns peixes buscando oxigênio na superfície de um rio e outros mortos na tarde desta quarta-feira (14).

As imagens são do rio Tibiriçá, que corta a Estrada Municipal de Rosália e é conhecido como “Ponte da Primavera”. Segundo o pescador, a água tinha odor forte, semelhante ao de esgoto.

Peixes mortos e outros buscando oxigênio foram vistos na superfície do Rio Tibiriçá no distrito de Rosália em Marília (Foto: Jaime Cruz/ Arquivo pessoal)

A TV TEM questionou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre a situação do rio. Em nota, a companhia informou que técnicos da agência em Marília farão uma vistoria no local.

A companhia ainda disse que após meses sem chuvas na região, as chuvas com maior volume observadas nos últimos dias, principalmente, nos trechos da cabeceira do Tibiriçá, em Marília e Garça, podem ter causado o revolvimento e arraste do material que estava decantado no leito do rio e afluentes.

Segundo a Cetesb, esse material revolvido se desloca ao longo do rio arrastado pela correnteza e pode ter alterado as condições de qualidade da água.

A reportagem também entrou em contato com o Departamento de Água e Esgoto de Marília (DAEM) que negou o descarte de esgoto no rio e salientou que esses problemas podem estar ocorrendo devido à aplicação de pesticidas em plantações de laranja em torno do rio. (Com informações G1)

HORAH – Informação é tudo