
Pela primeira vez na história de Jaú, um vereador surdo participa da sessão da câmara municipal e discursa da tribuna utilizando a linguagem por sinais de Libra, a Língua Brasileira de Sinais, legalmente reconhecida como meio de comunicação. Ele ocupa o lugar do vereador Mateus Turini, que se licenciou da sessão desta 2.a feira (19). Ambos são filiados ao PDT.

João Fernando Ramazine aproveitou a participação no Legislativo para defender a retomada da Associação de Surdos e os diversos projetos que a entidade desenvolvia. A fala dele foi traduzida por profissional de Libras da câmara em tempo real. Ramazine comentou requerimentos ao Executivo para contratação desses profissionais por meio de concurso público e medidas de incentivo para a inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho, visto que a lei de cotas nem sempre é respeitada.
“Muitas pessoas surdas estão desempregadas em Jaú”, disse Ramazine, concluindo que a cidade “não se demonstra empregadora”. Ele comentou inclusive que vários surdos se mudaram de Jaú em busca de melhores oportunidades de trabalho e sobrevivência. O vereador disse que a cidade possui cerca de 6 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva; na região com mais 13 cidades, seriam aproximadamente 35 mil.
Ramazine foi candidato a vereador em 2016, recebendo 408 votos; na eleição municipal de 2020, ele obteve 387 votos e ficou na suplência do PDT.
HORAH – Informação é tudo