Pela 5.a vez só neste ano, chuva interrompe abastecimento de água

Com ameaça de falta d'água de novo, é preciso armazenar o que for possível até para descarga (FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal)

Em menos de dois meses, esta é a quinta vez que a chuva mais forte paralisa a captação e tratamento de água na ETA II de Jaú, a estação de água da empresa Águas de Mandaguahy, que é fornecedora da concessionária Águas de Jahu, responsável pelo abastecimento da cidade. Por meio de nota distribuída na manhã deste domingo (19), a Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura informou mais uma vez que “devido às fortes chuvas que atingiram a região”, a ETA II foi paralisada e “poderá haver falta de água em vários bairros”.

Águas de Jahu é concessionária dos serviços de água e esgoto, portanto a empresa que deve garantir o abastecimento da população (FOTO: Reprodução web)

São quase 50 bairros na lista daqueles que podem ser afetados, com predominância dos locais que estão localizados na parte mais alta ao Norte da cidade e até o Jardim São José, no vale do rio Jaú, no extremo oeste da zona urbana. Segundo a nota da Secom, a agência reguladora Saemja “fiscaliza todos os envolvidos para apurar a real situação” e pede a colaboração da própria população para informar falta d’água pelos seguintes telefones: 0800 101 7890, 3622 3033, 3622 3721 e 3622 3364.

“Não deixe de registrar o problema. Só assim o Saemja consegue ter dados para (…) fazer denúncias às autoridades competentes e aplicar sanções e multas às concessionárias”, diz a Secom, observando que se o consumidor paga a conta mensal copleta e teve dias sem distribuição de água, tem direito de reclamar o desconto correspondendo ao período do desabastecimento. Outro jeito de reclamar é pela Ouvidoria da reguladora: [email protected].

HORAH – A verdade dos fatos