Perfil técnico – MARILIENSE, DOUTORA EM DIREITO ECONÔMICO É NOMEADA POR MORO EM CARGO NACIONAL

Juliana é doutora em Direito Econômico e acaba de assumir cargo nacional em Brasília, nomeada por Moro (FOTO: Arquivo Pessoal/Reprodução HoraH)

Nomeada para o comando do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) em Brasília, a advogada e professora de Direito da USP Juliana Oliveira Domingues tomou posse nesta semana. Com 39 anos, Juliana é de Marília, coordenará um time de 30 servidores e ficará responsável pelos Procons em todo o País e pela emissão de pareceres para órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Juliana fez até o antigo 2º grau em Marília, estuda e trabalha fora há mais de 20 anos (até então, morava em SP) e é mãe de 2 crianças. A família permanece na cidade – o pai é médico e a mãe, enfermeira. Atualmente, é doutora em Direito Econômico e Antitruste e especialista inclusive em comércio e direito internacional – ou seja, Moro a escolheu pela formação e pelo perfil técnico para o cargo.

No governo, ficará subordinada diretamente à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). No final do ano passado, portanto antes da nomeação (portaria de 22/1), esteve com Moro para abordar detalhes técnicos da nova função. “Tenho quase 20 anos de atuação com diversos mercados de setores regulados e demandas que sempre envolveram interesses difusos. Aceitar o convite não deixa de ser um desafio e me obriga a sair da minha zona de conforto”, disse Juliana ao site O Consumerista. Sobre a relação com os Procons – conturbada com o ex-diretor do DPDC, Fernando Meneghin –, a mariliense foi objetiva: “Espero que possamos ter um diálogo sempre franco e aberto”.

HORAH – Você sabe das coisas