Perigo – JOVEM ATINGIDO POR EXPLOSÃO DE NARGUILÉ SEGUE INTERNADO; 4 SE FERIRAM

Consumo de tabaco via narguilé vai se tornando cada vez mais comum entre jovens: risco à saúde muito grande (FOTO: Correio Braziliente)

Narguilé explode e 4 jovens que consumiam tabaco com essências filtrado na água ficaram feridos em praça de Tupã, região de Marília, neste fim de semana. Socorridos à UPA local, 3 deles foram medicados e liberados logo em seguida, apenas com ferimentos leves, enquanto que o outro, com queimaduras mais graves no rosto e suspeita inclusive de ter também afetas as vias respiratórias, permaneceu internado.

As informações apuradas por HORAH dão conta de que esse jovem tem 18 anos e deveria ser transferido para hospital especializado em queimados, na região. Neste domingo (16), a informação era de que o rapaz respirava com auxílio de aparelhos. De origem oriental – usado especialmente pelos povos árabes –, o narguilé vai se tornando cada vez mais comum entre os jovens, mesmo com alertas sobre os riscos que oferece à saúde. Os nomes das vítimas não foram informados e a polícia investiga o acidente.

SÉRIO – Pesquisas já indicaram que uma só noite de tabagismo com narguilé é capaz de aumentar 73 vezes a nicotina na urina; a concentração de produtos de degradação de compostos orgânicos voláteis, como benzeno e acroleína, ficou entre 14% a 91%. Em resumo, uma sessão de narguilé de 20 a 80 minutos equivale a 100 cigarros tradicionais, podendo causar vários males, inclusive o câncer. Os dados foram publicados no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Preventionj, jornal da Associação Americana para Pesquisa do Câncer.

HORAH – Você sabe mais