Perto do colapso – 55 DOS 56 LEITOS DE UTI DO SUS CHEGARAM A FICAR OCUPADOS

Quantidade de internados também é grande na cidade (FOTO: Reprodução web)

PREFEITURA COLOCOU TRANSPORTE DE PACIENTES DE SOBREAVISO: ‘RISCO CONTINUA’

Se o número de pacientes internados em leitos de UTI e enfermaria do SUS nos hospitais de Marília diminuiu um pouco, como já noticiou HORAH, quando avaliada apenas a situação de UTI adulto o sistema quase colapsou neste domingo (3). Em nota distribuída no início da noite, a Secretaria da Saúde informou que a taxa de ocupação de leitos “ainda continua preocupante”.

Não é para menos. “As vagas de UTI existentes em Marília chegaram muito próximas do colapso entre os dias de ontem e de hoje”, diz a nota da Diretoria de Comunicação da Prefeitura. “Foram ocupados 55 leitos SUS dentre os 56 existentes”, o que levou a Saúde “a antecipar ações e a deixar sobreaviso a empresa específica de transporte de pacientes para outros municípios”. Ou seja, se for necessário, pacientes vão ser encaminhados para leitos de UTI do SUS em outras cidades.

O mapeamento dessa ocupação também distribuído nesta noite de domingo indica comprometimento de 92,86% dos leitos SUS. O HC tem 25 internados e apenas um leito vago; a Santa Casa está com os 10 leitos de UTI adulto ocupados; e o HBU tem apenas três leitos desocupados dentro os 20 disponíveis para Covid-19. Nas enfermarias dos três hospitais, a ocupação de leitos é menor: 74,44% hoje.

Não teve [ainda] a necessidade de levar pacientes de Marília para outras cidades, “felizmente”, ressalta a nota da Prefeitura, que enaltece “os vários esforços e a atuação clínica” dos hospitais locais. Mas lembra que a cidade “ainda corre o risco de ocupação total nos próximos dias, caso a população não adote as medidas de prevenção”. Uso de máscaras de proteção facial, higienização constante das mãos e distanciamento entre as pessoas para não propagar o coronavírus causador da Covid, voltam a ser recomendados pela Saúde municipal.

HORAH – Você sabe das coisas