PF prende morador de Ourinhos por envolvimento no quebra-quebra em Brasília

Nelson foi preso em Ourinhos e conduzido à Delegacia da PF em Marília (FOTO: Reprodução web)

Morador de Ourinhos, Nelson Eufrosino foi preso preventivamente por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília-DF, onde quebra-quebra destruiu prédios, móveis e acervo histórico da Praça dos Três Poderes (Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal-STF). Após cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão no endereço de Nelson na manhã desta 3.a feira (18), os agentes federais o apresentaram à Delegacia da PF de Marília, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Nelson aparece em vídeos espalhados nas redes sociais em janeiro participando do quebra-quebra, classificado depois como ato golpista e atentado terrorista. Em dado momento ele pede para ser filmado enquanto estilhaçava vidraças do STF. Somente hoje, a PF cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão expedidos para vários estados. Antes, Nelson já havia tido bens bloqueados pela Justiça por figurar na lista dos investigados pela Advogacia Geral da União (AGU), para ressarcimento dos danos causados em Brasília, estimados em R$ 20,7 milhões.

Fátima é de Bauru: acusada de organizar caravana para Brasília (FOTO: Reprodução web)

Esta foi a 10.a fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atentados terroristas contra o patrimônio público em janeiro. Entre os municípios do centro-oeste, a bauruense Fátima Aparecida Pletti, 61 anos, é outra que está entre os 100 investigados que aguardam julgamento do STF. A polícia descobriu mensagens dela nas redes sociais organizando caravana de ônibus de Bauru para Brasília, para levar bolsonaristas radicais inconformados com o resultado das eleições presidenciais, para participarem dos atos golpistas.

HORAH – Informação é tudo