Picada de escorpião – PREFEITURA DE TUPÃ DIVULGA NOTA LAMENTANDO MORTE DE MENINA

  • Limpar terrenos e quintais ainda é melhor alternativa para afastar escorpiões de residências (FOTO: Internet/Reprodução)

A Prefeitura de Tupã, região de Marília, divulgou nota à imprensa na manhã desta 3ª feira (29), em que lamenta a morte da menina Ana Sofia da Silva Santos, de apenas 4 anos. Tudo indica que ela tenha sido picada por escorpião, dados os sintomas e reações apresentados no curto tempo entre ser atendida na UPA e transferida para a Santa Casa da cidade. A menina sofreu 4 paradas cardíacas na madrugada, não resistiu e veio a óbito.

A Prefeitura diz que tem feito a limpeza de terrenos, praças e prédios públicos para combater os escorpiões, que está prestando toda o apoio à família da menina e que tanto a UPA quanto a Santa Casa tomaram todas as providências cabíveis para tentar salvar a menina. A nota afirma que ela recebeu o soro antiescorpiônico, “maneira mais eficaz de combater o veneno”, mas que mesmo assim não resistiu.

Veja a nota oficial da Prefeitura, na íntegra:

“NOTA À IMPRENSA

 A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público lamentar o falecimento de Ana Sofia da Silva Santos, de 4 anos, vítima de possível picada de escorpião.

 De acordo com as informações da pasta, todos os procedimentos médicos para tentar salvar a vida de Ana Sofia foram tomados pela UPA e Santa Casa, inclusive com aplicação de soro antiescorpiônico, maneira mais eficaz de combater o veneno. Mesmo com o atendimento adequado e o empenho dos profissionais, Ana Sofia infelizmente veio a óbito. 

 A prefeitura informa que tem feito limpeza de terrenos, praças e prédios públicos, a fim de coibir a proliferação do escorpião e de outros tipos de animais nocivos à saúde humana. Os agentes de saúde também trabalham ininterruptamente com ações de conscientização dos moradores, para que façam limpeza regular de terrenos. 

 Ainda, a Prefeitura mobiliza proprietários de terrenos e imóveis particulares para que façam as devidas limpezas, com possível aplicação de multa, caso não sigam o determinado em edital publicado pela Secretaria de Meio Ambiente.

 Vale reforçar que o ministério da Saúde não recomenda o uso de veneno contra o escorpião, já que a aplicação pode desalojar o animal para outro lugar, ao invés de matar. Por isso, a limpeza de terrenos continua sendo a maneira mais indicada para o combate.

 A prefeitura também aguarda a constatação da causa da morte e ressalta que prestará todo o apoio necessário aos familiares de Ana Sofia”.

HORAH – Você sabe das coisas