Pix Parcelado chega em setembro e deve ajudar pequenos comércios a vender mais

A nova funcionalidade do Pix deve começar a funcionar a partir de setembro e promete beneficiar pequenos comerciantes em todo o país. O Pix Parcelado permitirá que lojas que já usam Pix, mas não aceitam cartão de crédito, passem a vender a prazo, com menos burocracia e custos reduzidos.

Segundo a fintech brasileira Dock, responsável por fornecer a tecnologia da novidade, cerca de 25 milhões de comércios no Brasil poderão ser beneficiados. A ferramenta funcionará como um crediário digital, permitindo que o consumidor parcele a compra diretamente no momento da transação, com juros mais baixos do que os praticados no cartão de crédito.

Menos intermediários, mais economia

Diferente do cartão, onde as operações envolvem bandeiras e adquirentes (as empresas que operam as maquininhas), o Pix Parcelado elimina esses intermediários. Com isso, o custo para o lojista cai — e a chance de vender mais aumenta.

Já para o cliente, a vantagem está nos juros. Como o banco ou fintech poderá analisar exatamente o que está sendo comprado, poderá oferecer taxas mais justas. Em vez de pagar mais de 400% ao ano no rotativo do cartão, como acontece hoje, o consumidor poderá parcelar com condições mais acessíveis.

Crédito para quem tem pouco histórico bancário

A nova modalidade também poderá facilitar o acesso ao crédito para quem tem pouco ou nenhum histórico bancário. Isso porque empresas que vendem com frequência para pequenos empreendedores — como atacados, por exemplo — poderão oferecer parcelamento com base na relação de compra já existente.

HORAH – Informação é tudo!