Plano SP – NADA MUDA NAS REGIÕES DE BAURU E JAÚ; MARÍLIA VOLTA PARA A FASE LARANJA

O novo mapa da Covid no Estado de SP (FOTO: Reprodução Gov. de SP)

NOVA RECLASSIFICAÇÃO ESTÁ PREVISTA SÓ PARA 5 DE FEVEREIRO

A 17ª atualização do Plano SP anunciada pelo Governo do Estado, nesta 6ª feira (8), reclassificou a região de Marília da fase Amarela para a Laranja e manteve a de Bauru, onde também está a cidade de Jaú, na Amarela. Agora, 13 regiões estão na Amarela e quatro na Laranja, sendo 90% da população concentradas na primeira situação e 10% na outra. Nova reclassificação está prevista apenas para 5/2.

Para Bauru, Jaú e região nada muda em relação ao que se praticava antes no comércio e demais estabelecimentos e serviços; já para a região de Marília há mais restrições a serem cumpridas. Por exemplo: salões, academias e restaurantes podem funcionar até 8h/dia (antes eram 10) e o atendimento presencial nunca pode ultrapassar as 20h; consumo local em bares está proibido.

“Nós precisamos reduzir aglomerações e elas acontecem principal no período da noite”, justificou Patrícia Ellen, secretária estadual do Desenvolvimento Econômico durante o anúncio das novas regras no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Para a região de Marília voltar à fase Amarela, por exemplo, terá de melhorar os índices e ter ocupação de leitos hospitalares abaixo dos 70% – atualmente está em 75% na média.

Com presença do vice-prefeito Cícero do Ceasa, comitê gestor da pandemia se reúne em Marília (FOTO: Divulgação)

Em nota, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Marília informou que nada vai mudar até a próxima 3ª feira (12), quando deverão ser divulgadas novas regras para a cidade – o que depende de decreto específico do prefeito Daniel Alonso. Na tarde de hoje, membros do comitê gestor da pandemia da Covid-19 estão reunidos para “estudar a fundo” as imposições do Plano SP para a região.

Boletim Epidemiológico distribuído pela Secretaria da Saúde registrou mais três mortes causadas por complicações da doença, hoje. Trata-se de um homem de 72 anos e duas mulheres, de 68 e 98 anos, todos com comorbidades (diabetes, cardiopatia, problema neurológico crônico ou hipertensão). Agora Marília contabiliza 116 óbitos desde o começo da pandemia, em março/20, e 9.199 casos positivos da doença, sendo 325 em transmissão.

HORAH – Você bem informado