Plano SP – SETE REGIÕES ENTRAM NA FASE VERMELHA A PARTIR DE 2ª FEIRA

Última classificação da pandemia foi dia 22/1 (FOTO: Reprodução Gov. SP)
  • MARÍLIA JÁ ESTAVA E BAURU E JAÚ FORAM INCLUÍDAS NA FASE MAIS RESTRITIVA; À NOITE E FINS DE SEMANA, O ESTADO INTEIRO TERÁ LOCKDOWN

A região de Marília permaneceu na fase Vermelha no Plano SP, mas a partir da 2ª feira (25) terá a companhia de mais seis regiões, entre elas Bauru e Jaú. O anúncio da reclassificação foi feito pelo governador João Doria nesta 6ª feira (22), coincidindo com o que HORAH já havia adiantado.

Bauru (onde está Jaú), Franca, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté passam da fase Laranja para a Vermelha; Barretos, que está na Amarela, vai direto para a Vermelha; Araraquara, São João da Boa Vista, Campinas, Grande São Paulo e Baixada Santista vão da Amarela para a Laranja, com o fechamento de bares para atendimento presencial e funcionamento de restaurantes apenas até as 20h, com capacidade reduzida.

Doria determinou ainda que aos finais de semana e feriados, bem como das 20h às 6h durante a semana, todas as regiões do Estado ficarão na fase Vermelha, que é a mais restritiva e na qual apenas serviços essenciais podem funcionar. Será uma espécie de lockdown geral até 8/2, pelo menos, quando está prevista nova revisão do Plano SP. Na fase Vermelha não é permitida a abertura de shoppings, comércio, consumo local em bares e restaurantes, salões de beleza e barbearias e nem eventos, convenções e atividades culturais.

“Até que tenhamos a maioria dos brasileiros vacinados, a interrupção do ciclo do vírus precisa de medidas para conter a propagação da Covid-19”, disse Doria. A maior preocupação, além do avanço da doença, é com o esgotamento da capacidade de leitos hospitalares de enfermaria e UTI. Na Capital, cada vez mais hospitais já trabalham de portas fechadas, internando somente quem chega de ambulância. O Interior virou o novo epicentro da Covid, onde a situação é considerada gravíssima.

HORAH – Você sabe das coisas