PLASMA SANGUÍNEO VAI AJUDAR A TRATAR PACIENTES DE COVID

Diretores do 'Amaral' levaram a notícia à Prefeitura (FOTO: Divulgação/Secom)

TRABALHO EM JAÚ SERÁ EM PARCERIA COM ‘AMARAL CARVALHO’ E BUTANTAN; veja mais

 

Depois de Araraquara e Santos, agora Jaú também fará uso de plasma sanguíneo extraído de pacientes de Covid-19 para tratar pacientes na fase inicial da doença. O trabalho se dará em parceria entre a Secretaria da Saúde, Hospital Amaral Carvalho e Instituto Butantan, cujo convênio “será firmado nos próximos dias”, divulgou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jaú.

O tratamento será concentrado prioritariamente em pacientes idosos ou com comorbidades, como obesidade e diabetes. “Um protocolo de avaliação será montado para identificação dos pacientes aptos ao tratamento”, esclarece a nota ao HORAH, observando que a Saúde vai fazer a triagem e coleta de sangue de positivados para Covid, para determinar a tipagem sanguínea.

“Posteriormente, o ‘Amaral’ irá destinar o plasma compatível para início do tratamento”, acrescenta. A aplicação será feita por equipes da Saúde treinados para essa finalidade. Trata-se do plasma “de uma pessoa que já foi infectada ou vacinada e, por isso, deve ter altas concentrações de anticorpos contra a Covid”, explicou Marcos Mauad, hematologista responsável pelo Hemonúcleo Regional de Jaú.

HORAH – Informação e prestação de serviço