PM abre inquérito para apurar conduta de policiais durante confusão em velório

Confusão no velório envolveu PMs, parentes e amigos de dois jovens mortos em confronto com policiais (FOTO: Reprodução/vídeo)

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de SP informou que “a Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a condutados policiais envolvidos e adotar todas as medidas cabíveis” em relação a confusão, xingamentos, agressões e detenção de uma pessoa durante velório em Bauru, na 6.a feira 18. O caso foi registrado em B.O. e há vídeos com registro de tudo o que aconteceu no local.

O problema começou na noite da 5.a feira 17 no Jardim Vitória, quando uma equipe do BAEP Bauru foi recebida a tiros e revidou. No confronto foram mortos Guilherme Alves Marques de Oliveira, 18 anos, e Luis Silvestre da Silva Neto, 21, atingidos em várias partes do corpo. Segundo a PM, foram feitos 27 disparos de fuzil contra os dois jovens e, com eles, encontrados um revólver calibre 38 e uma pistola 765 com numerações raspadas, um radiocomunicador e uma mochila com drogas.

Durante o velório dos dois no dia seguinte, no Parque Primavera, equipe da PM passava pelo local e alegou ter sido xingada por várias pessoas; ao voltar para verificar o que estava acontecendo, os policiais entraram na sala velatória, onde houve protestos e teriam sido desacatados por um jovem de 21 anos, irmão de um dos mortos. Como ele resistiu à abordagem, os PMs tentaram contê-lo à força para levar ao plantão policial, quando a mãe do rapaz e outra mulher acabaram sendo empurradas; pancadas com cassetetes feriram outras pessoas, também, e o caso acabou em B.O.

Momento em que PMs finalmente retiram jovem de velório para levá-lo ao plantão policial (FOTO: Reprodução/vídeo)

HORAH – Informação é tudo