Polo USP – REATIVAÇÃO EM 2022 SERÁ COM LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA

INICIALMENTE, JAÚ SEDIARÁ PESQUISAS; CURSOS PRESENCIAIS VIRÃO DEPOIS, EXPLICOU VEREADOR MATEUS TURINI

 

Com verba inicial de R$ 200 mil garantida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP), o Polo USP de Jaú será reativado entre “janeiro e fevereiro” do ano que vem com a instalação de um laboratório de biotecnologia. No caso, será em parceria com o Instituto de Química de São Carlos (IQSCC), ligado à USP, que “no futuro será transformado no Centro de Biotecnologia e Inovação Tecnológica, o CBioTec de Jaú”.

As informações são do vereador Mateus Turini (PDT), após reunir-se com diretores da USP, do IQSC e da ESALQ (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz) em Piracicaba, na manhã desta 5ª feira (9). “Foi um dia histórico para o rumo educacional e tecnológico de Jaú com o Polo da USP”, comemorou em entrevista exclusiva ao HORAH. Inaugurado em 2010 e sem atividades desde 2017, o polo está abrigado em instalações da antiga Cia. Jauense Industrial.

Mateus com o Prof. Dr. Carlos Carlotti, novo reitor eleito da USP (FOTO: Divulgação)

Mateus confirmou que durante 2022 as atividades serão ligadas exclusivamente a pesquisas de biotecnologia, “mas no radar da USP já está prevista para 2023-2024 a abertura de cursos de pós em nível de Mestrado e Doutorado e, para 2024-2025, cursos de graduação presencial em Biotecnologia”. Daí em diante, a evolução da proposta de pesquisa e educação ficará condicionada aos resultados apresentados. “Valeu todo o nosso esforço, a dedicação e a persistência, promovendo conversações e fazendo propostas para conseguirmos reativar o Polo da USP. Jaú e a região é que estão ganhando com isso”, concluiu Mateus Turini.

HORAH – Você sabe das coisas