População oficial sairá só em abril; estimativa é de 238 mil habitantes

Renan Nogueira, coordenador regional do IBGE em Marília (FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal)

A divulgação “oficial inicial” do censo demográfico de Marília está prevista para abril, segundo o coordenador do IBGE regional, Renan Henrique da Silva Nogueira. A coleta de dados foi previamente concluída na 3.a feira (31/1), mas o IBGE “vai continuar trabalhando neste mês e durante uma parte do mês de março para fazer a revisão, avaliação, controle de qualidade, reversão de recusas, verificação de omissões ou duplicidades”, observou. Durante esse período as equipes ainda vão a campo e darão atendimento aos chamados pelo Disque Censo 137.

A estimativa populacional de Marília ficou até agora em 238.605 habitantes, número que não inclui a chamada população flutuante composta principalmente de estudantes que vêm de outras cidades para as escolas e universidades locais. “Esses estudantes são contabilizados nas cidades onde reside a família deles”, explicou Renan. Para ele, a evolução populacional de Marília seguiu uma média histórica: o Censo 2010 apontou 217.000 habitantes, em 2021 foi feita uma estimativa para 241.000 e a prévia do censo atual está indicando 238.605.

Essa pequena diferença para menos se explica pela falta de uma contagem simples da população no meio da década, que poderia “aprimorar a estimativa”. Aliás, essa prévia saiu no final do ano passado para orientar as decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos demais órgãos de controle. Com a revisão dos números e dados colhidos durante este censo será possível finalizar os trabalhos a partir de abril, aí sim com indicação populacional mais precisa. Com os temporários que foram contratados, o censo em Marília contou com a colaboração de cerca de 250 pessoas.

Estimativa populacional não inclui ‘flutuantes’, geralmente estudantes que moram na cidade durante os cursos universitários, mas cuja residência familiar fica em outras cidades (FOTO: Ass.Impr. PMM/Divulgação)

HORAH – Informação é tudo