Prefeita vai contratar terceirizada para reforçar coleta do lixo

Apesar de parte dos coletores estar trabalhando, lixo fica acumulado nas ruas (FOTO: Reprodução/G1)

A coleta do lixo domiciliar em Bauru será reforçada por empresa terceirizada que será contratada emergencialmente pela prefeitura. O anúncio foi feito pela prefeita Suéllen Rosim nesta 2.a feira 25, durante entrevista à imprensa. O reforço na coleta vai durar enquanto a Emdurb estiver em greve, que chegou ao 8.o dia hoje.

“Tentamos segurar ao máximo, mas a população está sofrendo muito”, justificou Suéllen. Ela acredita que o edital saia já nos próximos dias. Extraoficialmente, comenta-se que a decisão de reforçar a coleta levou em consideração o acúmulo de lixo nas ruas e a proximidade dos festejos do aniversário de 126 anos de Bauru no próximo dia 1.o de agosto.

Por decisão do TRT-Tribunal Regional do Trabalho em audiência de conciliação na última 5.a feira 21, 55% dos trabalhadores da Emdurb devem ser mantidos na coleta urbana do lixo. No final de semana passado a prefeitura colocou em prática uma coleta emergencial para amenizar o problema, mas ainda assim não foi suficiente. E houve duras críticas dos sindicatos municipais, como o Sinserm, dos servidores da prefeitura, e Sindtran, dos motoristas, alegando irregularidades no serviço, destinação não adequada do lixo e falta de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores.

HORAH – Informação é tudo