PREFEITO DE BOTUCATU CONSEGUE VACINAÇÃO EM MASSA PARA PESQUISA DO LABORATÓRIO ASTRAZENECA

O ministro Queiroga (centro) e o prefeito Pardini (dir.), em Brasília, quando a vacinação foi definida (Foto: Divulgação)

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU ESTUDO DA EFETIVIDADE DA VACINA E SEQUENCIAMENTO DOS CASOS POSITIVOS: “IMPORTANTE PARA O MUNDO”

Gestões feitas pelo prefeito Mário Pardini (PSDB) junto ao Ministério da Saúde foram determinantes para a escolha de Botucatu para vacinação em massa da população adulta o mais breve possível. A cidade fará parte de pesquisa sobre a efetividade da vacina do laboratório AstraZeneca, inclusive contra variantes do coronavírus, o causador da Covid-19, e terá acompanhamento da Universidade de Oxford, Fiocruz, Fundação Bill Gates, Unesp e prefeitura de Botucatu, sob a supervisão do Ministério da Saúde.

“Vamos avaliar a efetividade da vacina contra possíveis variantes do vírus e, para tanto, vacinar a população inteira de Botucatu”, explicou o ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Dos quase 150 mil habitantes de Botucatu, cerca de 106 mil estão acima dos 18 anos, foco da pesquisa que vai durar 8 meses com aplicação de 2 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca. Todos os vacinados serão acompanhados pelos pesquisadores e os casos positivos, sequenciados geneticamente.

A ação em Botucatu obtida pelo prefeito Pardini foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e utilizará doses da vacina fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Botucatu fica a 81 km de Jaú, que já enfrentou picos da Covid-19 e hoje vive situação de estabilidade da pandemia, e a 94 de Bauru. “Esta pesquisa é muito importante para o Brasil e para o mundo inteiro”, disse Hélio Angotti, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. “Botucatu será palco de um milagre. Toda honra e glória a Deus!”, escreveu o prefeito em uma rede social ontem (27) à noite. O anúncio oficial foi feito nessa 3.a feira em Brasília, onde Pardini está em busca da vacinação há dias.

HORAH – Você sabe das coisas