Prefeito de Marília autoriza melhorias na UPA e PA Sul, com mais médicos e transporte para pacientes

Prefeito Vinicius foi à UPA de manhã e ouviu pacientes à espera de atendimento (FOTO: Divulgação)

O anunciado enfrentamento dos problemas herdados da gestão anterior na Saúde continua sendo colocado em prática pelo atual prefeito Vinicius Camarinha. Depois do Poupa Tempo da Saúde/Zera Fila e de reformas em unidades de saúde, agora o prefeito de Marília assinou cinco autorizações para melhorias na UPA Norte e no PA Sul, com funcionamento 24 horas, contemplando a contratação de mais médicos, abertura de mais leitos e transporte para pacientes entre unidades.

O anúncio das novas medidas foi feito na UPA, pela manhã, depois que o prefeito conversou com pacientes e ouviu as queixas deles sobre atendimento no local; o mesmo se repete na tarde desta 6.a feira 7, só que no PA Sul, onde um paciente idoso foi flagrado na semana passada tomando soro deitado no chão por falta de leito disponível. Foi essa imagem deplorável mostrada nas redes sociais e na mídia, inclusive por HORAH, que motivou o prefeito a adotar as atuais medidas.

Observado pelo vice Rogerinho e pela secretária da Saúde Paloma, Vinicius assina autorizações para melhorias na UPA e PA Sul (FOTO: Divulgação)

Vinicius falou que algumas ações são imediatas, como mais médicos e o transporte dos pacientes, e que outras vão precisar de licitações e demandarão mais tempo. “O mais importante é que começamos já na semana que vem”, pontuou. Ele foi à UPA acompanhado do vice-prefeito Rogerinho e da secretária municipal da Saúde Paloma Libanio; a diretora-administrativa e financeira da ABHU – Associação Beneficente Hospital Universitário da Unimar, gestora da APA e do PA Sul, Maria de Fátima Silva Romão, acompanhou a visita e o anúncio feito por Vinicius.

Maria de Fátima se queixou que a entidade também sofre com falta de recursos para melhorar os serviços, de atrasos nos pagamentos da prefeitura deixados pela gestão passada e disse que a ABHU “está injetando dinheiro privado para conseguir manter o serviço funcionando”. Vinicius reagiu dizendo que, “neste ano, (o pagamento) está em dia” – porém, segundo levantamento da própria administração, há quase R$ 12 milhões atrasados que não foram pagos pelo ex-prefeito Daniel Alonso.

AUTORIZAÇÕES – Entre as cinco autorizações assinadas por Vinicius, consta a reforma geral do prédio da UPA, com troca do ar condicionado por novos, instalação de transformadores e montagem de um espaço kids; contratação de profissionais para suporte, gerenciamento e organização de pessoal; disponibilização de mais 30 leitos de retaguarda para UPA e PA Sul; fornecimento de transporte para os polos regionais de dengue, desafogando as duas unidades; mais mobília e equipamentos, cadeiras estofadas na recepção, macas adequadas e cadeiras de rodas.

HORAH – Informação é tudo