A comunidade negra de Jaú promete divulgar uma carta para repudiar a ausência do prefeito Ivan Cassaro (PSD) e do presidente da Câmara Maurílio Moretti (PSD) às comemorações do Dia da Consciência Negra, realizadas na manhã do feriado desta 4.a feira 20, junto ao monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, no centro. Segundo informado ao HORAH, a carta deverá ser lançada à população e encaminhada ao Conselho Estadual do Negro.
Ao menos um integrante da comunidade negra disse à reportagem que a ausência dos chefes dos poderes Executivo e Legislativo foi interpretada como “desfeita aos negros jauenses”, mas que da parte do prefeito isso já era esperado por causa de manifestações racistas dele durante o primeiro mandato. Contudo, provavelmente para desvencilhar-se da acusação de racista, ele vinha comparecendo a essas homenagens até as eleições.
“O prefeito foi reeleito com 73% dos votos, inclusive com os votos dos negros, e é essa a retribuição dele?” — questionou um negro que mandou manifestação por escrito ao HORAH, via mensagem de WhatsApp, sob o compromisso do anonimato. “Quero me expressar assim que essa carta de protesto for redigida e divulgada” — justificou. Ao mesmo tempo, parabenizou a comunidade “pelas conquistas e dedicação” em todas as lutas em favor dos negros na cidade.
A homenagem desta 4.a feira, feriado nacional da Consciência Negra, foi organizada pela Secretaria Municipal da Igualdade Racial, sob comando de Luciane Camargo. A comunidade compareceu e festejou a data, lembrou todo o sofrimento dos negros trazidos escravos para o Brasil, a contribuição deles para a formação cultural e econômica do País e lembrou Zumbi, líder do Quilombo Palmares e mártir da luta pelo fim da escravidão.
HORAH – Informação é tudo