PREFEITOS COBRAM MAIS VERBA PRA COVID, NOVO HOSPITAL E REGIONAL DE SAÚDE

Reunião de gestores no Salão Nobre da Prefeitura de Jaú foi nesta 6.a feira (FOTO: Divulgação)
  • ENCONTRO FOI REALIZADO EM JAÚ E, POR TELEFONE, SECRETÁRIO VINHOLI CHAMADO À CIDADE

Mais verbas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a construção de mais um hospital em Jaú e transformação da cidade em Departamento Regional de Saúde (DRS) são pedidos feitos por prefeitos da região ao governo do Estado. Eles foram definidos no segundo encontro de gestores das cidades da vizinhança no salão nobre da Prefeitura de Jaú nesta 6ª feira (12), sob liderança do prefeito Ivan Cassaro.

Por telefone, durante o encontro, os gestores cobraram visita à cidade do secretário estadual do Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e agilidade na liberação de recursos. Ivan e o vice-prefeito Tuco Bauab conseguiram há 10 dias a liberação de 97 leitos de enfermaria e UTI para Jaú, mas o dinheiro ainda não saiu, o que teria irritado o prefeito. Desses novos leitos, 28 são de UTI, os mais importantes no enfrentamento da Covid.

Secretário Rodrigo, o vice Tuco e o prefeito Ivan no Palácio dos Bandeirantes em SP, depois da liberação de mais leitos para Jaú (FOTO: Reprodução)

Estiveram no encontro de Jaú representantes das prefeituras de Bariri, Bocaina, Boraceia, Brotas, Dois Córregos, Itapuí, Mineiros do Tietê e Torrinha. Além de Ivan e Tuco, o secretário da Saúde Rodrigo Brandão também participou da reunião. Quanto a transformar a cidade em DRS (o que mudaria toda a divisão da saúde por regiões existente hoje no Estado, situação considerada improvável), a justificativa é que daria a Jaú e às 11 cidades da microrregião “autonomia no gerenciamento da saúde pública”.

CASOS – Último boletim epidemiológico emitido pela Prefeitura de Jaú apontou 217 óbitos por Covid, dois a mais nos últimos três dias – o que quebra a sequência negativa de 7/dia, em média, registrada até então. Há ainda cinco mortes suspeitas e 7.165 casos positivos da doença – 30 a mais. A ocupação de leitos na Santa Casa, referência SUS para Covid na região, está hoje em 139,6% na enfermaria e em 122,8% na UTI. O hospital possui 129 pacientes internados com Covid, sendo que 12 estão no Pronto Socorro aguardando liberação de leitos. No boletim da Santa Casa emitido às 10h desta 6ª feira, há o registro de mais três mortes suspeitas e seis já confirmadas por Covid.

HORAH – Você sabe das coisas