PREFEITURA DE MARÍLIA INICIA LEVANTAMENTO DE RESTAURAÇÃO DE PONTES DESTRUÍDAS POR QUEIMADAS

O caso mais emblemático e que chama a atenção é a ponte da Estrada do Pombo. (Foto: Divulgação PMM)

O prefeito Daniel Alonso determinou que a Secretaria Municipal de Obras Públicas percorresse as estradas rurais nesta semana para verificação das pontes que foram afetadas e destruídas pelas queimadas, que estão ocorrendo por toda a cidade e o Estado de São Paulo.

A determinação ainda do chefe do Executivo é para que toda a Secretaria de Obras Públicas fique à disposição imediatamente para a recuperação das pontes danificadas que possam estar prejudicando os moradores de sítios e fazendas da Zona Rural de Marília.

O caso mais emblemático e que chama a atenção é a ponte da Estrada do Pombo, que tem início no Pesqueiro Sol Nascente, zona oeste de Marília. Outras cincos pontes foram visitadas, mas nenhuma delas tiveram sua estrutura abalada pelas chamas.

A ponte da Estrada do Pombo, apesar de estar totalmente destruída, moradores do local têm outras opções para não ficarem ilhados.

“A situação só não é mais grave porque os moradores podem se deslocar através de outros caminhos, mas já estamos mobilizando os servidores da secretaria para iniciar o trabalho de recuperação das mesmas”, disse Hélcio Freire do Carmo, secretário de Obras Públicas.

De acordo com as Leis Federal (9.605/1998) as queimadas são consideradas crime ambiental e, além de ser uma prática primitiva, algumas pessoas ainda insistem em realizar queimadas. A fumaça também traz sérios prejuízos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

“A época de seca que estamos passando é que apresenta maior incidência de queimadas. A vegetação também preserva as nossas nascentes. Além de o fogo prejudicar o meio ambiente, a fumaça pode trazer sérios problemas de saúde e até provocar acidentes de trânsito. Flagrou algum foco? Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros – 193 e denuncie”, disse o prefeito Daniel Alonso.