Prefeitura de Marília lança programas de Apadrinhamento e Família Acolhedora

Autoridades presentes ao evento no Teatro Municipal de Marília (FOTO: PMM/Reprodução)

Com o Teatro Municipal lotado, as secretarias da Cidadania e da Saúde fizeram o lançamento em Marília dos programas de Apadrinhamento e Família Acolhedora, em parceria com a Vara da Infância e da Juventude. Público-alvo contou com representantes do Lions Club, Rotarys, associações e entidades que apoiam crianças, agentes comunitários de saúde e outros.

Apresentação dos programas lotou o Teatro: sinal de engajamento da sociedade (FOTO: PMM/Divulgação)

O programa Família Acolhedora vai garantir a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes que precisam de um afastamento temporário do convívio com suas famílias, além de estimular o potencial de solidariedade da comunidade local. Já o programa de Apadrinhamento é uma política voltada para crianças e adolescentes que, preferencialmente, estejam em acolhimento de longa permanência, para possibilitar a construção de vínculos.

Os dois programas ajudam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mas de maneiras diferentes, cada qual com sua rede de apoio, até que uma solução definitiva seja encontrada. O evento contou com palestras que, segundo a secretária da Saúde Paloma Libanio, “vêm ao encontro da gestão do prefeito Vinicius Camarinha, que é cuidar das pessoas”. A secretária da Cidadania Sandra Roim falou que os programas levam “afeto, calor humano e responsabilidade às nossas crianças e adolescentes”.

As palestras foram da juíza titular da Vara da Infância e Juventude, Dra. Thaís Feguri Krizanowski Farinelli, e da psicóloga especialista em políticas públicas, Janaína Darli Duarte Simão. Estiveram presentes diversas autoridades, como o presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, secretários municipais e outras. “Não tenho dúvida de que avançaremos muito nessa pauta, com apoio de todos”, resumiu Danilo, afirmando que a câmara “está à disposição para apoiar toda iniciativa que beneficie a população”.

HORAH – Informação é tudo