PREFEITURA DERRUBA ÁRVORES DA PRAÇA PORTUGAL E GERA POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS

As dezenas de espécies derrubadas são Patrimônio Histórico de Bauru e estão protegidas por Lei, através do Decreto Municipal 6760 de 15 de novembro de 1993. (Foto: Redes Sociais)

Nesta semana a Prefeitura de Bauru começou a derrubar árvores, além de coqueiros, jerivás e outras espécies da Praça Portugal para dar espaço a uma pista de rolamento para carros. As dezenas de espécies derrubadas são Patrimônio Histórico de Bauru e estão protegidas por Lei, através do Decreto Municipal 6760 de 15 de novembro de 1993.

O ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta postou nas redes sociais um manifesto contrário aos cortes e destacou a atitude da prefeitura de Bauru como “na contramão da história”. Nas redes sociais, as manifestações também chamaram a atenção, especialmente de ambientalistas que questionaram a autorização do CONDEMA, que trata de analisar os cortes de árvores.

As árvores que estão sendo cortadas na praça Portugal foram plantadas em 1993 e o local abriga aproximadamente 300 árvores. “Ganhamos inclusive um prêmio do Guiness como a primeira cidade do planeta a plantar o maior número de árvores ao mesmo tempo.

Na sequência, através de Decreto Municipal 6760 de 15 de novembro de 1993, tombamos as árvores como Patrimônio Histórico da cidade, imaginando que estariam protegidas para as gerações futuras. Ledo engano!”, desabafa o ex-prefeito de Bauru, Gazzetta.

Veja o que Gazzetta destacou sobre a ação:

“Acabei de passar pela Praça Portugal e as árvores estão sendo cortadas. Que tristeza vez quase 30 anos de história sendo dizimados pelas motosserras, para transformar o local em uma pista de rolamento para carros.

Estamos mesmo na contramão da história!!!

No passado tentaram cortar também o Óleo de Copaíba da Avenida Getúlio Vargas, para dar lugar a pista de rolamento para carros. Uma escola inteira se mobilizou e as crianças conseguiram proteger a árvore, que até hoje embeleza esta avenida da cidade.

Infelizmente essas árvores abatidas da Praça Portugal não tiveram a mesma sorte. A natureza e a história dando lugar ao concreto e o asfalto”.

EMDURB informa sobre interdições na Praça Portugal

Devido ao início das obras do novo sistema viário da Praça Portugal, previsto para ter início na próxima semana, a EMDURB informa que a partir das 9h, do dia 13/09 (segunda-feira), algumas vias ficarão interditadas, conforme a seguir:

O acesso da rua Rubens Pagani para a rua Gustavo Maciel ficará fechado, bem como meia pista do quarteirão 25 da rua Gustavo Maciel. Os motoristas que estiverem na rua Rubens Pagani deverão seguir pela avenida Getúlio Vargas, fazendo o retorno na rua Jorge Nasralla e acessando a rua Gustavo Maciel.

O acesso do quarteirão 25 da rua Gustavo Maciel para a rua Vivaldo Guimarães, sentido avenida Comendador José da Silva Martha, ficará interditado. Os motoristas que desejarem acessar a avenida Comendador José da Silva Martha, deverão seguir pela rua Gustavo Maciel, rua Júlio Maringoni, rua Rio Branco, acessando a avenida Comendador José da Silva Martha.

O semáforo implantado no quarteirão 01 da avenida Getúlio Vargas, entrará em operação também no dia 13/09, tendo em vista que o equipamento trabalhará em conjunto com o semáforo do quarteirão 26 da rua Gustavo Maciel. O semáforo controlará o fluxo de veículos do cruzamento da avenida Getúlio Vargas, rua Gustavo Maciel e rua Rubens Pagani.

HORAH – Você sabe das coisas