
O prefeito Luciano Almeida mandou projeto de lei à câmara de Piracicaba, a 190 km de Bauru, para conceder à iniciativa privada diversos espaços públicos, entre eles o Estádio Barão de Serra Negra, onde o XV de Piracicaba manda seus jogos. Na justificativa da proposta ousada, o prefeito diz que o objetivo principal “é fomentar o desenvolvimento econômico desses espaços e desonerar o poder público”. O projeto foi protocolado na 2.a feira 10 e, se for aprovado, cada concessão será precedida de estudos de viabilidade econômica e só será efetivada “se ficar garantida a autossuficiência da mesma, sem onerar em nada o cidadão”.
Luciano Almeida foi também o autor de proposta semelhante que já fez a concessão do Mercado Municipal da cidade, em que uma empresa privada custeia todo o funcionamento do local e ainda faz investimentos para melhorias. A nova lista de espaços públicos que podem ter esse destino inclui agora o campo do XV, a área de lazer do Parque da rua do Porto, o Zoológico Municipal, o Museu da Água, Aeroporto Municipal, ginásios e até cemitérios do município. Eventual concessão só ocorrerá, segundo o projeto, por meio de competente licitação — a empresa vencedora terá direito, como contrapartida, aos recursos provenientes da exploração de cada espaço público.
A justificativa que acompanha o projeto observa que tais espaços municipais “oneram tanto a prefeitura quanto o cidadão, com o custo de sua manutenção e segurança”, e que o poder público “tem enfrentado dificuldades para tal e para fazer as melhorias necessárias”. O mesmo documento destaca ainda que muitos dos espaços públicos objeto de concessão futura encontram-se inativos atualmente.
HORAH – Você sabe das coisas