Preocupante – FALTA DE ANESTÉSICOS FAZ HOSPITAIS SUSPENDEREM CIRURGIAS

Hospital Estadual suspendeu cirurgias eletivas em Bauru; em Jaú, Santa Casa recomenda só as de urgência (FOTO: Reprodução)

PROBLEMA É RELATADO NA SANTA CASA DE JAÚ E HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU

Depois da Santa Casa de Jaú e outros hospitais na região, agora é o Hospital Estadual (HE) de Bauru que denuncia o baixo estoque de anestésico e curarizantes, e a dificuldade para comprar mais no mercado. São medicações imprescindíveis para realização de cirurgias e essenciais no processo de intubação de pacientes graves – inclusive Covid-19.

Provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Jr emitiu comunicado recentemente, solicitando que só cirurgias de urgência fossem feitas, com medo de zerar o estoque. Por mensagem de WhatsApp, ele informou ao HORAH que recebeu “um pouco” desses medicamentos, mas que continua grande a dificuldade para compra-los. No HE foram novamente suspensas as cirurgias eletivas para economizar os produtos.

A Secretaria de Saúde do Estado tem conhecimento da dificuldade, diz que vem monitorando os estoques hospitalares, em especial nas unidades de referência no atendimento a pacientes com coronavírus. Os anestésicos são usados nas cirurgias, os sedativos na intubação e os curarizantes em pacientes que, mesmo sedados, apresentam reflexo de tosse – eles são bloqueadores neuromusculares. No caso da Covid-19, são empregados para diminuir a chance de contágio da equipe médica e de enfermagem quando o paciente tosse e expele aerossóis.

HORAH – Informação e Prestação de Serviço