Presidência da Câmara está por um voto em Jaú; disputa envolve dois aliados do prefeito

Jefferson e Tito: um ou outro vai presidir a Câmara no primeiro biênio do novo mandato (FOTOS: TV Câmara/Reprodução)

Ganhe quem ganhar, a presidência da Câmara de Jaú estará nas mãos de um aliado do prefeito reeleito Ivan Cassaro. A disputa está entre o veterano Tito Coló (União), reeleito para o 6.o mandato, e Jefferson Vieira (PL), intitulado nos bastidores políticos de ‘bom cabrito’, ou seja, aquele que não berra — e que justamente por isso tem a preferência de Ivan. Com 17 votos em jogo, a disputa entre os dois estaria condicionada neste momento a um voto.

HORAH falou com o vereador que ainda ‘não amarrou’ compromisso definitivo com nenhum dos lados e que está sendo procurado pelos dois. Ele pediu anonimato por enquanto, mas garantiu que tomará a decisão ainda hoje, não comunicará ninguém e ficará recluso até a posse e eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-26, na manhã da 4.a feira, 1.o de janeiro. Embora ele não tenha declarado isso com todas as letras, a tendência é que fique do lado de Jefferson.

Isso significa ficar fora das articulações da miúda oposição eleita para a próxima legislatura, que vem tentando compor com Tito Coló. Ao vereador que é fiel dessa balança no momento, o grupo ofereceu a vice-presidência; Jefferson, que se reuniu pessoalmente com ele hoje cedo, garante uma das secretarias da Mesa Diretora (a vaga de vice estaria firmada com Rafaela Hernandez, do PL). Mas os interesses vão muito além disso e passam diretamente pelo prefeito, que quer controle absoluto da Câmara.

Geraldo Griso, presidente do MDB: dois votos na Câmara e muitas exigências (FOTO: Reprodução web)

HORAH ainda apurou com integrantes dos dois grupos que quem também está com grau elevado de exigências é o MDB. O partido elegeu dois vereadores e o presidente Geraldo Griso mantém os dois unidos: para o lado que um pender, o outro vai também. O pano-de-fundo dessa articulação não seria só a disputa na Câmara, mas uma secretaria para o partido no novo governo de Ivan. O sonho de Geraldo seria Habitação, área em que ele atua há décadas.

Segundo o Regimento Interno da Câmara, chapas para essa eleição poderão ser inscritas entre 8h e 9h da 4.a feira, horário que terá início a sessão de posse dos 17 vereadores, vice-prefeita Juliana Fabre e prefeito reeleito Ivan. Concluída a cerimônia, terá início a eleição para a presidência da Câmara. Se todos aqueles que foram ouvidos por HORAH falaram a verdade, de fato, só aí saberemos o desfecho desse 8 a 8 que perdura há dias.

HORAH – Informação é tudo