PRESIDENTE NOMEIA RELATOR DA CEI DAS LICITAÇÕES E CONVOCA 5 PARA DEPOR

Mateus Turini é um dos vereadores que assinam a representação contra o presidente por mentir na sessão legislativa (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

FÁBIO SOUZA SERÁ O RELATOR, ENQUANTO O PRESIDENTE MATEUS TURINI ACUMULARÁ SECRETARIA DOS TRABALHOS

O vereador Fábio Souza foi escolhido relator da CEI-Comissão Especial de Inquérito das Licitações da prefeitura Jaú e o presidente Mateus Turini vai acumular também a secretaria dos trabalhos, “para agilizar os procedimentos”. As decisões foram anunciadas na reunião de abertura da CEI na manhã desta 2ª feira 4, na câmara. Além de Mateus e Fábio, que são da oposição, são membros da CEI os governistas Lampião, Moretti e Bill Luchesi.

Vereador Fábio será o responsável pelo relatório da CEI (FOTO: Reprodução web)

Três secretários municipais e dois servidores de carreira ligados à Economia e Finanças serão os primeiros convocados para prestar esclarecimentos à comissão, mas os nomes somente serão oficializados no final da tarde de hoje. “Diferentemente da CEI passada, nós vamos trabalhar com solicitação de requerimentos e ouvir testemunhas simultaneamente, pra ganhar tempo”, justificou Mateus, trazendo para a comissão a experiência que acumulou sendo o relator da CEI da Covid no ano passado.

Pelas contas feitas por ele, 45 dias serão consumidos entre o início efetivo das oitivas, elaboração de relatório, análise e votação, restando 75 dos 120 dias originais da CEI para investigar eventuais irregularidades em licitações. “Decidimos receber documentos para investigação até 16/9, porque o prazo final da CEI vence em 19/10. Como do início da gestão do atual prefeito até 16/9 são 623 dias, lançamos a mesma proporção sobre a administração passada e decidimos iniciar as análises das licitações de 3/8/2017 pra cá”, explicou.

O ponto de partida, contudo, será a Operação Delete da Polícia Federal, que fez busca e apreensão de documentos e equipamentos na prefeitura com base na licitação para compra de 150 computadores para a Educação, em novembro/2021. Há suspeita de superfaturamento e fraude nesta e em outras licitações da gestão Ivan Cassaro que também serão alvo das investigações da CEI.

HORAH – VOCÊ SABE DAS COISAS