PRESO POR ABUSAR DE CRIANÇAS, IDOSO HAVIA DEIXADO CADEIA HÁ 4 MESES

Carro em que o idoso levava as crianças quebrou e foi abandonado (FOTO: Divulgação/P. Civil Bauru)

Idoso de 66 anos que foi preso no domingo 10 em lanchonete à margem da rodovia Jaú-Bauru, no trevo de acesso a Itapuí, teve a prisão convertida de flagrante em preventiva e está sendo encaminhado a um CDP-Centro de Detenção Provisória. Ele é acusado de aliciar, sequestrar e abusar de dois irmãos (um menino de 11 anos e uma menina de 9). Segundo a polícia, o homem convenceu as crianças a entrarem no carro dele, um VW Brasília, na tarde da 6.a feira 8, e desapareceu com elas até ser capturado na manhã do domingo.

Delegado Rogério Dantas, que investiga o caso (FOTO: Reprodução)

Mas esta não foi a primeira vez que o idoso abusou de crianças. De acordo com o delegado que conduz as investigações pelo Deic Bauru, Rogério Dantas, o homem deixou a prisão há 4 meses, depois de cumprir 13 dos 20 anos a que foi condenado pela mesma prática. “Estava em liberdade condicional”, explicou o delegado. Desta vez, o idoso aliciou as crianças prometendo comprar presentes a elas — e certamente vinha criando tal situação há meses, visto que morava vizinho delas no Núcleo Habitacional José Regino, em Bauru.

As crianças foram vistas pela última vez por volta das 15h da 6.a feira, entrando no carro do idoso. Elas brincavam na calçada quando foram abordadas por ele. De lá, o homem seguiu até a estrada de acesso a Boracéia, onde a Brasília quebrou e foi deixada no acostamento. A pé, eles seguiram até as margens do Rio Tietê, onde nadaram só com roupas íntimas, quando, segundo relato dos irmãos, teriam sido abusadas. Dali, seguiram até o distrito jauense de Pouso Alegre de Baixo e, na volta, dormiram debaixo de um viaduto na rodovia.

A mãe das crianças foi presa ao procurar a polícia para informar o desaparecimento dos filhos, visto que era procurada pela Justiça por tráfico de drogas; o pai não foi localizado. O Conselho Tutelar foi acionado e decidiu encaminhar os irmãos a um abrigo, depois que passaram por exame de corpo de delito. O idoso foi recolhido à cadeia de Avaí e submetido a audiência de custódia na 2.a feira 11, quando a Justiça seguiu o parecer do Ministério Público e converteu a prisão em preventiva.

  • c/ informações da redação e do G1

HORAH – VOCÊ SABE DAS COISAS