Preso por adulterar placa de veículo, secretário é solto na custódia; futuro incerto

Baratela foi abordado quando estava com o carro, próximo à Emdurb e o campo do MAC: prisão em flagrante (FOTO: Reprodução)

No início da tarde desta 6.a feira 14, o secretário de Suprimentos da Prefeitura de Marília foi solto em audiência de custódia e responderá por adulteração de placa de veículo em liberdade. Fernandes Baratela foi preso ontem e passou a noite na carceragem da CPJ – Central de Polícia Judiciária. O futuro dele na administração municipal é incerto.

Baratela é de Tarumã, região de Assis, e veio para Marília a convite do prefeito Vinicius (FOTO: Facebook/Reprodução)

Após suposta denúncia anônima, a PM chegou a Baratela na região central da cidade, próximo ao campo do MAC, e o prendeu em flagrante por encontrar um pedaço de fita isolante grudado na placa traseira do carro dele, como que alterando o conteúdo da mesma para dificultar ou confundir a leitura. Trata-se de crime inafiançável, com pena de 3 a 6 anos de prisão.

Quem visitou Baratela na carceragem comentou com HORAH que o secretário estava abatido e inconformado, alegando não ter feito nada disso e suspeitando de uma armação. Ele é de Tarumã, cidade na região de Assis, onde foi vice-prefeito no mandato passado e disputou o cargo de prefeito em 2024, não se elegendo. O argumento dele consta do depoimento prestado à polícia.

Baratela foi convidado para integrar a equipe administrativa de Marília pelo prefeito Vinicius Camarinha, que o conhece da época em que atuou como deputado na região. Inicialmente, era para presidir a AMAE – Agência Municipal de Água e Esgoto, o que não foi possível dado o estatuto da agência; então foi direcionado pela a secretaria de Suprimentos.

O futuro dele no governo municipal neste momento é dado como incerto. Apesar da versão relatada à polícia, adulteração é crime e isso trouxe uma mancha para o secretário e para a própria administração. Segundo consulta feita por HORAH entre assessores mais próximos do Gabinete mostrou uma equipe bem dividida entre mantê-lo e exonerá-lo, mas a decisão final caberá exclusivamente ao prefeito, que ainda não se manifestou.

HORAH – Informação é tudo