Prefeito Clodoaldo Gazzetta defendeu a flexibilização regionalizada da quarentena nos municípios que conseguiram estabilizar o registro de novos casos da Covid-19. Ele apresentou o argumento na segunda reunião do Conselho Municipalista, por videoconferência, na tarde da 3ª feira (12). O conselho reúne prefeitos das cidades-sedes das 16 regiões administrativas do Estado, o governador João Doria e alguns secretários estaduais para discutir a pandemia.
A regra atual imposta pelo Estado exige a redução sustentada da curva da Covid-19 por ao menos 14 dias, situação que dificulta a reabertura do comércio em Bauru e na maioria das cidades paulistas. Gazzetta disse que apesar de Bauru ter saltado de 13 para 177 casos da doença em pouco mais de um mês, o número está abaixo das projeções epidemiológicas que previam 500 casos ou mais para esse período. “Nós achatamos bem a curva com o isolamento social e não conseguiremos ter um decréscimo agora, porque já estamos bem abaixo do que era esperado”, afirmou Gazzetta.
O prefeito pontuou que a economia bauruense e regional “é forte em comércio e serviços”, enquanto que a região metropolitana, em indústria. “Lá eles têm menos pressão do que a gente aqui, por isso é preciso pensar de forma diferente”, defendeu Gazzetta, que enfrenta protestos de entidades do comércio para retomar a economia bauruense. Ele também apresentou ao governador o ‘Pacto por Bauru’, com um plano de reabertura gradual do comércio, e espera liberação do Estado na reunião desta 4ª feira (13).
HORAH – Você bem informado