Equipe da PRF – Polícia Rodoviária Federal de Marília reteve carreta flagrada com 40 toneladas de carga de resíduos de madeira e todos os pneus irregulares. Eles não tinham as ranhuras na profundidade adequada (estavam carecas, como se diz popularmente) e apresentavam buracos na borracha, comprometendo a segurança. Pior é que chovia na hora da abordagem e, com pista molhada, os riscos eram maiores.
Segundo nota da PRF, a carreta tinha 10 pneus no veículo de tração, 16 no semirreboque e estepe obrigatório. Como o comprometimento da segurança era grande, os policiais mantiveram o veículo retido até que o condutor providenciasse a substituição de todos os pneus. “Numa necessidade de frenagem em piso molhado, o risco de aquaplanagem e acidente estava bastante aumentado”, observa a nota da PRF.
O Código Brasileiro de Trânsito obriga os veículos a rodarem somente com pneus em boas condições, visto que eles fazem parte dos itens essenciais de segurança viária. Os pneus adequados possuem sulcos na banda de rodagem que permitem a melhor aderência ao solo e, em caso de chuva, o escoamento da água para o contato com o piso.
HORAH – Informação é tudo