Privilégio – NASCENTE DO BOSQUE É ESCOLHIDA COMO MODELO DO ‘MUNICÍPIO VERDE-AZUL’

Lago do Bosque: nascente é 'modelo' do projeto Município Verde-Azul em Marília (FOTO: Divulgação PMM)

Bosque de Marília fica dentro da cidade e ocupa área de mais de 17 hectares de mata atlântica

O Programa Município Verde-Azul escolheu a nascente do lago do Bosque de Marília para representar a ‘Nascente Modelo’ e, com isso, servir de inspiração para os cuidados com as demais existentes no município. Todas estão sendo identificadas por sensoriamento remoto com uso de imagens de satélite e recebendo projetos de recuperação e preservação, seguindo as características de cada uma delas.

As informações são da Prefeitura. A nascente do lago fica dentro da área de 17,3 hectares de floresta atlântica do Bosque ‘Rangel Pietrarróia’, na área urbana de Marília, onde há pista para caminhadas e trilhas ecológicas. Animais silvestres vivem soltos no local, como cotias, saguis, quatis, lagartos teiús e aves como sabiás, pica-paus, tucanos, seriemas e outros.

O acervo florestal também é imenso, com um bosque de mais de 500 ipês que florescem entre julho e agosto, com destaque para o branco, e árvores nativas como pau-brasil, pau-ferro, pau-marfim, peroba, jatobá, ipê-felpudo e centenas de outras. Palco de apresentações culturais, sociais e ambientais, o bosque serve à Educação Ambiental e distribui mudas de árvores à população.

O lago do bosque tem nascente que aflora no próprio local e mantém seu abastecimento, permitindo oxigenação e sustento da biodiversidade do entorno. Há pedalinhos para recreação e do qual os visitantes podem contemplar toda a beleza do local. A fartura de água atrai ainda patos, garças, gansos e outras aves aquáticas. Na pandemia, o bosque está aberto de 2ª a 6ª feira, das 6h às 18h.

HORAH – Você sabe mais