Professora envolvida em atos golpistas é demitida pela Unesp Botucatu

Professora demitida da Unesp Botucatu estava entre detidos após atos de 8/1 em Brasília (FOTO: Reprodução G1)

Professora Sandra de Moraes Gimenes Bosco foi demitida pela Unesp Botucatu, onde dava aulas desde 2010 no Departamento de Microbiologia e Imunologia. Ela respondeu a processo administrativo instaurado pela universidade após ser presa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando voltava de Brasília após os atos golpistas de 8 de janeiro. A demissão foi publicada na edição de sábado (29) do Diário Oficial do Estado de SP.

Quebra-quebra deixou prédios públicos destruídos durante atos golpistas (FOTO: Reprodução)

Sandra estava em ônibus com placas de Botucatu com mais 44 bolsonaristas que haviam participado dos ataques e destruição nas sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), que deixaram prejuízo público estimado em mais de R$ 20 milhões, na ocasião. Com marcas de balas de borracha nas pernas, os ocupantes do ônibus foram detidos na BR-153 no município de Onde Verde, e conduzidos à Delegacia da Polícia Federal (PF) de Rio Preto, onde foram qualificados, prestaram depoimento e foram liberados. Todos afirmaram ter participado dos atos em Brasília.

Professora Sandra atuava nos cursos de veterinária, zootecnia, biomedicina, medicina, enfermagem, nutrição e ciências biológicas da Unesp Botucatu, além de dar aulas também para a pós graduação em biologia e medicina veterinária. Dias antes de embarcar para Brasília, ela fez postagens nas redes sociais convocando bolsonaristas para os atos na Capital Federal em protesto contra o resultado das eleições presidenciais.

Em nota divulgada após a notícia da detenção da professora Sandra, a Unesp disse que “a democracia foi atacada juntamente com o povo brasileiro de bem” no dia 8 de janeiro, e que “não compartilha do posicionamento e atitudes de servidores públicos envolvidos em atos antidemocráticos”. A demissão da professora foi resultado do processo administrativo aberto naquela ocasião.

HORAH – Informação é tudo