Primeiro cinema itinerante a utilizar energia solar no País para exibir produções sobre sustentabilidade, o Projeto Cultural CineSolar teve sua 4ª edição na EMEF Prof.a Norma Botelho, em Jaú, na 6ª feira (24). Participaram 35 alunos do 8º e 9º anos, com atividades coordenadas por artistas da Brazucah Produções Culturais, parceira no projeto.
ESTRUTURA – O CineSolar é autossuficiente, com furgão equipado com placas solares que geram a energia responsável por toda a produção e exibições; os equipamentos usados são um projetor e o sistema de som; no veículo, seguem cadeiras, material de divulgação e tela de cinema.
ATIVIDADES – Os estudantes participaram de oficinas de sustentabilidade e de produção cinematográfica, quando foram divididos em roteiristas, produtores, cinegrafistas, atores etc. Resultado: eles estrelaram curta-metragem exibido à noite para toda a comunidade escolar. O foco foram atitudes sustentáveis no dia a dia, segundo o supervisor de ensino da Secretaria da Educação, Célio Cardoso.
O QUE É – O Projeto CineSolar foi aprovado pelo Ministério da Cidadania e recebe benefícios da Lei de Incentivo à Cultura, registrado no Pronac. Dentre os parceiros, estão empresas privadas que garantem a gratuidade das ações levadas aos estudantes.
HORAH – Você sabe mais