João Rosada Filho, 68 anos, é preso pela DIG Jaú quando se preparava para aplicar golpes na cidade. A polícia descobriu que já existem 3 mandados de prisão contra ele e que o homem deu golpes milionários em Minas Gerais, Martinópolis e Ribeirão Preto, dentre outros. Em um deles, chegou a ‘comprar’ fazendas e gado. Em Jaú, havia alugado sala comercial e contratado secretária. Foi pego durante frustradas tentativas de abrir conta bancária com documentos falsos.
- Bem vestido e com cara de vovô: quem ia desconfiar do bom velhinho? (FOTO: Polícia Civil/DIG Jaú / Divulgação)
VÁRIOS NOMES – Detido pela DIG, o golpista disse primeiro que se chamava Sebastião da Silva, mas o RG que ele apresentou apontava para “outra pessoa, inclusive já falecida”, declarou o delegado Gláucio Stoco. Aí mudou e informou se chamar Dorivaldo Ferreira de Paula, mas outra vez o RG não bateu – a foto era de outra pessoa. Por fim, revelou o nome verdadeiro: João Rosada Filho.
- Em MG, golpes foram aplicados com documento em nome de Vandir Carlos Vilela: malandro profissional (FOTO: Polícia Civil/DIG Jaú/Divulgação)
GOLPES – No flagrante, a DIG encontrou 3 mandados de prisão expedidos contra o homem, com aparência de vovô. Em MG, ele chegou a se apropriar de 2 fazendas e 600 cabeças de gado; a mesma prática golpista levou às outras 2 condenações, nos fóruns de Martinópolis, região de Presidente Prudente, e Ribeirão Preto – neste caso, envolvimento com a Justiça Federal. Em Jaú, a secretária disse ter sido informada que “o escritório seria para gerir as fazendas” dele na região. Tudo golpe.
BANCOS – Para agir, João Rosada Filho precisava de uma conta bancária. Ele tentou por 2 vezes, em agências e dias diferentes, sem êxito. Nos dois casos os funcionários desconfiaram dos documentos apresentados pelo homem e a gerência de um dos bancos resolveu comunicar o caso à polícia, que passou a monitora-lo, até ser preso nesta 6ª feira (23).
- Não é de hoje que o golpista agia, pois há fotos dele bem mais novo e já metido em estelionatos (FOTO: Polícia Civil/DIG Jaú / Divulgação)
HORAH – Você por dentro de tudo