Protesto – 85 CRUZES COMEMORAM 85 ANOS DO DISTRITO E COBRAM MELHORIAS EM VICINAL

As 85 cruzes estão ao lado da vicinal, após cruzamento com a linha férrea: protesto (FOTO: Reprodução HoraH)

Oitenta e cinco cruzes de madeira, pintadas de branco, foram afixadas às margens da vicinal de ligação entre Jaú e o distrito de Potunduva, na noite desta 3ª feira (28). Intenção é simbolizar com elas os 85 anos do distrito, comemorados nesta 4ª feira (29), e, ao mesmo tempo, “prestar uma singela homenagem às vítimas de acidentes nessa estrada”. As cruzes foram colocadas próximas ao cruzamento da vicinal com a linha férrea, onde os veículos normalmente reduzem a velocidade e isso favorece a visualização das mesmas.

A explicação foi dada pelo artista plástico e professor estadual Deivide Turolla, o Deivão, morador do distrito e inconformado com o abandono da vicinal. Só neste ano duas pessoas morreram na pista ao colidir motos com animais soltos na vicinal – uma moça de 20 anos, em janeiro, e um pizzaiolo de 37, neste mês. Acidentes no trecho de 11 km que separa a cidade e Potunduva acontecem semanalmente.

Segundo Deivão, as cruzes foram feitas com madeira de demolição ou de descarte nas imediações do próprio distrito. Elas foram confeccionadas com auxílio da comunidade, que também já protestou com cartazes na mesma vicinal contra o mau estado de conservação da mesma. “Lutamos por melhorias na estrada”, reforça o artista plástico. No final de 2019 a Prefeitura chegou a anunciar o recapeamento completo da vicinal, mas nada foi feita até agora.

As cruzes foram confeccionadas com madeira encontrada no próprio distrito por Deivão e moradores do local: apoio da comunidade (FOTOS: Reprodução HoraH)

HORAH – Jornalismo com Responsabilidade