PROTESTO PEDE MAIS LEITOS DE HOSPITAL E REABERTURA DO COMÉRCIO

Faixas com protestos em Bauru (FOTO: João Feza/Arquivo Pessoal)
  • MANIFESTAÇÃO CONTOU COM A PREFEITA DE BAURU, POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS; EM JAÚ TAMBÉM TEVE PROTESTO

Convocado pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Bauru, protesto na tarde desta 6.a feira (12) reuniu grande número de pessoas e de veículos no estacionamento de grande loja de departamentos na Av. Nações Unidas, ao lado da Rodovia Mal. Rondon. Faixas e cartazes com inscrições de ‘Fora Doria’ e ‘Mais Leitos Abertos e Menos Comércio Fechado’, dentre outros, além de discursos inflamados em carro de som, marcaram a manifestação na maior cidade do centro-oeste.

O evento contou com a presença da prefeita Suéllen Rosim, de vereadores, do senador Major Olímpio, da deputada estadual Valéria Bolsonaro e do empresário Luciano Hang. Todos discursaram. O protesto formou longa fila de veículos, mas não chegou a invadir a pista da Rondon, onde a Polícia Rodoviária estava atenta para evitar problemas com o fluxo do trânsito. Ao se pronunciar, o presidente do Sincomercio, Wallace Sampaio, orientou lojistas de Bauru a abrirem o comércio amanhã e, caso tenha fiscalização, “chamar o sindicato” — em nítida posição de confronto com o Estado.

Empresário Hang anunciou à prefeita Suéllen ampliação de loja em Bauru (FOTO: Reprodução)

A manifestação aconteceu no mesmo dia em que a prefeita Suéllen recorreu de decisão do Tribunal de Justiça (TJ) de SP, que durante a semana suspendeu os efeitos de lei aprovada na Câmara que permitia a abertura do comércio, shoppings, restaurantes e outras atividades consideradas não-essenciais na cidade. Hoje também, o empresário Hang anunciou a ampliação da loja Havan em Bauru, que deve ganhar “mais 2.000 a 2.500 m2, empregar mais pessoas e alavancar a economia”. Ele falou no protesto e disse que sempre foi contra o lockdown na pandemia da Covid-19 e a favor “de mais UTIs, mais remédios e suporte para a Saúde”.

Manifestantes em reunião com o prefeito e vice de Jaú (FOTO: Divulgação)

JAÚ – A 50 km de distância, em Jaú, comerciantes e donos de restaurantes e lanchonetes também protestaram contra o fechamento dos estabelecimentos desde 25/1. O protesto foi na forma de carreata, que saiu de trás do shopping, cruzou o Centro e foi parar em frente à Prefeitura. Uma comissão representando os manifestantes foi recebida pelo prefeito Ivan Cassaro e o vice Tuco Bauab para discutir possíveis flexibilizações no decreto municipal que, seguindo o Estado, mantém o comércio fechado na cidade.

HORAH – Você sempre bem informado