Protocoladas chapas à presidência da Câmara; eleição será hoje

Em Jaú, Câmara custou R$ 57,25 por contribuinte (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Jaú vai eleger sua nova Mesa Diretora para o biênio 2023-24 durante o Expediente da sessão desta 2.a feira (12), com início às 16h. O prazo para protocolo das candidaturas esgotou às 9h e duas chapas foram inscritas: dos vereadores aliados ao prefeito Ivan Cassaro e da oposição. No caso, Maurílio Moretti, no exercício do segundo mandato de vereador, é o candidato governista e enfrentará Luizinho Andreto, da oposição, que é estreante na Câmara.

Moretti é o candidato do prefeito Ivan Cassaro (FOTO: Reprodução TV Câmara)
No exercício do 1.o mandato de vereador, Luizinho é o representante da oposição (FOTO: TV Câmara/Reprodução)

O fim de semana foi de muitas articulações, reuniões e telefonemas à exaustão, de ambos os lados. Os governistas tentando manter a hegemonia conquistada no primeiro biênio e os oposicionistas buscando quebrar essa sequência. Nos bastidores da Câmara o comentário é de que as pretensões da oposição esbarraram em apenas um voto, provavelmente do novato Fernando Toledo — com a cassação do mandato de João Brandão por fraude eleitoral praticada pelo partido, a retotalização dos votos da eleição de 2020 apontou Fernando como substituto; tal qual o primeiro, ele também foi eleito pelo bloco partidário que apoiou o atual prefeito.

As chapas registradas são as seguintes: dos governistas, com Moretti para presidente, Tito Coló para vice, Marcos Brasil para 1.o secretário e Paulo Gambarini para 2.o secretário da Mesa Diretora da Câmara; dos oposicionistas, Luizinho para presidente, Mateus Turini para vice-presidente, Fábio de Souza como 1.o secretário e Luiz Henrique Chupeta como 2.o secretário. A eleição acontece no Expediente da sessão de hoje, que compreende a primeira parte dos trabalhos legislativos; os eleitos assumem dia 1.o de janeiro de 2023.

HORAH – Informação é tudo