Qualidade – ESCOLAS TÉCNICAS DE BAURU, BARRA, JAÚ E MARÍLIA ESTÃO ENTRE AS MELHORES

Antiga Escola Industrial, a ETEC de Jaú está entre as melhores do Estado, segundo o IDEB (FOTO: Divulgação)

IDEB 2019 divulgado esta semana coloca essas escolas entre as 20 mais bem colocadas do Estado

Escolas técnicas do centro-oeste estão entre as melhores do Estado na avaliação do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica medido pelo INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, vinculado ao MEC, o Ministério da Educação. A divulgação das notas de 2019 foi feita na 3ª feira (15), com liderança do CTI, o Colégio Técnico Industrial da Unesp Bauru, que teve nota 7,5 e ficou 1,4% acima dos 7,4 de 2017.

CTI da Unesp Bauru ficou em 1.o lugar (FOTO: Malavolta Jr/JCNet)

Na sequência vem a Escola Técnica Comendador João Rays de Barra Bonita com nota 6,9 – crescimento de 4,5% em relação aos 6,6 de dois anos antes. Logo depois aparece a ETEC Joaquim Ferreira do Amaral de Jaú, em 7º lugar entre as 20 melhores escolas públicas de SP, com nota 6,9 e crescimento de 13,1% em relação aos 6,1 de 2017. Por fim, surge a ETEC Antônio Devisate de Marília, com 6,8. As ETECs são escolas técnicas ligadas ao Centro Paula Souza, mantido pelo Governo do Estado.

Todas elas possuem orçamento diferenciado, política de formação continuada de professores e vestibulinho que seleciona os melhores alunos – 90% deles procedentes da rede pública de ensino. Em todo o Estado, as ETECs têm 189 mil estudantes dos Ensinos Médio e Técnico dispostos em 223 unidades. O IDEB avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática dos alunos dos ensinos médio e fundamental.

HORAH – Informação é tudo