“CONSEGUIMOS NOSSA AUTONOMIA DE VOLTA”, ANUNCIOU PREFEITO DE MARÍLIA; EM BAURU, PACTO PARA REABRIR COMÉRCIO REÚNE 39 CIDADES; DORIA DARÁ DETALHES NESTA 4.a FEIRA
Cidades ao redor de Bauru e de Marília já estão autorizadas a retomar as atividades econômicas e reabrir o comércio a partir da próxima 2ª feira (1), após o fim da quarentena decretada pelo governador João Doria. O aval foi dado por ele, durante reunião do Conselho Municipalista nesta 3ª feira (26), por videoconferência. Prefeitos das cidades-sedes das 16 regiões administrativas do Estado participaram, assim como o vice-governador Rodrigo Garcia e secretários de Estado.
“Conseguimos nossa autonomia de gestão da quarentena para Marília e região, que compreende 62 municípios”, anunciou o prefeito Daniel Alonso após a videoconferência. Em Bauru, o prefeito Gazzetta e 39 chefes de executivos das cidades vizinhas assinaram o Pacto Regional pela retomada da economia, sob regras sanitárias pré-estabelecidas: não será possível provar roupas nos estabelecimentos comerciais e deverá ser respeitado o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e oferta de álcool em gel para funcionários e clientes.
“Nossa responsabilidade a partir de segunda-feira, dia 1º de junho, passa a ser muito maior. Teremos que informar diariamente no painel de controle criado pelo Estado todos os novos casos de Covid-19 e a evolução epidêmica”, acrescentou Daniel. Se a propagação do coronavírus desacelerar, “melhor para todos”, disse. Para garantir essa autonomia, as cidades também terão de monitorar a ocupação de leitos hospitalares, a taxa de isolamento social e fazer a testagem da população.
Bauru e região criaram uma escala de pontos para esses indicadores da curva epidemiológica. Para cada faixa de pontos é possível flexibilizar para mais ou para menos a quarentena. Mas os detalhes dessa autonomia dada aos municípios serão anunciados pelo governador nesta 4ª feira (27), às 12h, no Palácio dos Bandeirantes, em SP. “Quisemos isso desde o início e vamos nos empenhar para dar tudo certo e podermos voltar à vida normal o quanto antes”, finalizou Daniel.
JAÚ – HORAH questionou a Prefeitura de Jaú sobre essa flexibilização da quarentena e foi informado de que, por enquanto, ainda não há nada de oficial na cidade. Presidente do Sincomércio e membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, o empresário José Roberto Pena falou, por WhatsApp, que haverá reunião nesta 4ª feira para discutir essa possibilidade. “Temos de estar preparados”, concluiu, sobre eventual autorização para flexibilizar a quarentena também em Jaú.
HORAH – Você sabe das coisas