RÁDIO 950 É FLAGRADA OUTRA VEZ PELA ANATEL EM SITUAÇÃO IRREGULAR

Estúdio principal da 950 na sala comercial do deputado Vinícius (FOTO: Fiscalização Anatel/Reprodução)

EMISSORA FOI LOCALIZADA PELOS FISCAIS EM SALA QUE PERTENCE AO DEPUTADO VINÍCIUS CAMARINHA

 

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) flagraram novamente a Rádio Clube de Vera Cruz, mais conhecida por Rádio 950, funcionando irregularmente em Marília. Segundo documentação disponível, a emissora ocupa clandestinamente uma sala comercial na Rua Bahia, Centro, de propriedade do deputado Vinícius Camarinha, líder do governo Doria na Assembleia Legislativa – aliás, o escritório político dele fica no mesmo edifício, mas o local onde está a rádio aparece em documentos da Justiça Eleitoral como ‘domicílio eleitoral’ do parlamentar. A fiscalização esteve em Marília dia 14.

Prédio comercial na Rua Bahia, onde rádio foi instalada clandestinamente (FOTO: Fiscalização Anatel/Reprodução)

Há uma série de irregularidades apontadas, como transmissor com homologação cancelada; estúdio principal em Marília, sem homologação na Anatel e fora de Vera Cruz, cidade para a qual se destina a concessão pública da emissora; estação transmissora em lugar diferente do autorizado; altura da antena fora dos padrões técnicos. Fotos e documentos recolhidos pelos fiscais fazem parte do Auto de Fiscalização (nº 53504.007493/2021-37 e nº 53504.003337/2021-05) que deverá resultar em multa e outras implicações legais.

Em situações semelhantes a Anatel já determinou interrupção de atividades de radiodifusão em outras localidades. Importante observar que essa não é a primeira vez que a rádio é flagrada em irregularidades. Em 2019, ela chegou a ser tirada do ar e operou clandestinamente, resultando em novas denúncias e fiscalizações da agência. Um site de notícias também foi encontrado dentro das instalações da rádio na Rua Bahia, Edifício Nações Unidas, Sala 62, registrada em nome de Vinícius, de onde são feitas transmissões quase sempre elogiosas ao grupo político da família Camarinha e contrárias a seus desafetos. As irregularidades da 950 também fazem parte de investigação do Ministério Público Federal (MPF) de Marília.

Vinícius, o dono da sala onde a rádio foi instalada (Foto: Divulgação/Alesp)

HORAH – Informação é tudo