Ramuth é claro sobre instalação do AME: “Não vamos alimentar expectativas não concretas”

Ramuth durante evento em Jaú: AME não foi garantido categoricamente pelo governador em exercício (FOTO: Reprodução/HoraH)

No exercício da função de governador durante a viagem de Tarcísio de Freitas aos EUA, o vice Felício Ramuth foi muito claro sobre a possibilidade de instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Jaú, ainda neste ano. “A gente tem que ter uma responsabilidade muito grande para não alimentar expectativas que não sejam concretas”, afirmou em resposta aos questionamentos da imprensa.

Presidente da Câmara de Jaú, Maurílio Moretti, parece cochilar durante evento de prefeitos; prefeito Ivan (à dir) não demonstra nenhum entusiasmo: posturas inadequadas (FOTO: Reprodução/redes sociais)

Ramuth não entrou no ‘vai-da-valsa’ do prefeito Ivan Cassaro, que chegou a convidá-lo para a inauguração do AME ao discursar durante encontro de prefeitos do consórcio intermunicipal dos vales dos rios Tietê e Paraná, na 3.a feira 14. O governador em exercício foi polido, mas desconversou, falando da criação da tabela SUS Paulista, que paga até cinco vezes os valores do SUS nacional para procedimentos médicos, e que isso poderá inclusive contemplar atendimentos de especialidades médicas.

“Estamos estudando a regionalização dos serviços. O DRS (Departamento Regional de Saúde) responsável por esta reunião está estudando as necessidades, inclusive de especialidades, e isso está avançado. No final, se ficar pactuado com toda a região, poderá ser feita a criação de um novo AME. Mas é um trabalho técnico que está sendo feito pelos nossos DRSs” – ponderou Ramuth, mudando o semblante e adotando tom diferenciado para discorrer sobre o assunto.

O prefeito Ivan quer fazer o AME na área que recentemente o município doou para o Poder Legislativo construir a nova sede da Câmara Municipal, nos altos da rua Rui Barbosa. Desde o governo Doria que existem pedidos acumulados na Secretaria da Saúde para instalação do AME em Jaú, e que estudos técnicos estão em andamento. Mais recentemente, foi levantada a possibilidade do ambulatório ficar em Barra Bonita e não em Jaú; agora, que especialidades médicas poderão funcionar em hospitais com atendimento SUS, como é a Santa Casa de Jaú.

HORAH – Informação é tudo